Durante a manhã de quinta-feira (27), no interior de São Francisco de Paula, policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram patrulhamento nas imediações e interior do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS, em conformidade com convênio celebrado entre as entidades.
O centro de pesquisa foi criado a partir de parceria entre PUC RS e a Universidade de Tübingen, da Alemanha, que mantém convênio desde 1983. O projeto foi concluído em 1991 e sua pedra fundamental lançada em 1994, após trabalhos de compra de áreas e contando com a participação de poder público municipal e inciativa privada. O Centro, abrange área aproximada de 3.100 ha, e no ano de 2019, passou a ser considerado uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, ou seja, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que possui principal característica de conservação da diversidade biológica em caráter perpétuo.
O PRO MATA é situado próximo a outras Unidades de Conservação, tornando-se um corredor de fauna, e aumentando a área protegida significativamente. Ser considerado UC, garante uma fiscalização mais rigorosa e inclusive penas administrativas e penais mais severas, caso flagrados ilícitos que a afetem diretamente. Na oportunidade foi observado incêndio que atingiu a unidade, em virtude das altas temperaturas e vegetação nativa seca.
Fotos: Soldado Felipe