19.6 C
Canela
domingo, 15 fevereiro, 2026
spot_img
InícioSegurançaPolícia Ambiental realiza operação de combate a venda irregular de pinhão

Polícia Ambiental realiza operação de combate a venda irregular de pinhão

GRAMADO – Na tarde de segunda-feira (11/03), a Polícia Ambiental realizou uma operação de combate ao comercio ilegal de pinhão. A ação teve como objetivo a fiscalização a locais que comercializam a semente no município de Gramado.

A Lei Estadual n° 15.915, de 22 de dezembro de 2022, regulamenta a colheita do pinhão no Rio Grande do Sul. Com base na lei, o início dos trabalhos é autorizado a partir de 1º de abril. Seja para colheita, transporte, comercialização ou armazenamento do pinhão, quer para uso em sementeiras ou para alimentação.

Cabe salientar que até o ano de 2022 a safra só começava no dia 15 de abril. Essa antecipação ocorreu com a Lei Estadual. É importante que as pessoas se atentem, pois, a colheita do produto imaturo pode acarretar em multa e apreensão do produto. Já a colheita antes do período do dia 1º de abril pode acarretar responsabilização criminal, civil e administrativa.

O período conhecido como “defeso do pinhão” é muito importante para a preservação do Pinheiro-Brasileiro (Araucaria angustifolia) – árvore nativa, símbolo do Rio Grande do Sul.
Outro ponto importante é que o pinhão serve de alimento para mais de 70 espécies de animais que também ajudam a espalhar as sementes e gerar novas araucárias.

Artigos Relacionados
Leia também
IGREJINHA | Na noite de sexta-feira (13), um grave acidente de trânsito foi registrado na ERS-115, na altura do quilômetro 13, no município de...
CANELA | A Polícia Civil de Canela realizou, no fim da tarde desta sexta-feira (13) de Carnaval, uma importante operação policial no bairro Boeira,...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img