Na tarde de terça-feira (26), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), e técnicos municipais, biólogos e veterinários, realizam vistoria em animal abatido. O equino de aproximadamente seis meses, foi abatido por Puma Concolor, nome científico do animal também conhecido na região por Leão Baio.
O proprietário solicitou o comparecimento dos Policiais Militares que por sua vez contataram os agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Canela e juntos realizaram levantamento fotográfico e de local, onde observaram os ferimentos característicos causados pelos dentes e garras do predador.
O fato acontecido no interior de Canela, região da Tubiana, preocupa autoridades que já discutem medidas mitigatórias a fim de reduzir prejuízos aos moradores rurais, buscando uma solução ambiental viável. Propostas foram inclusas nas conversas como projetos de monitoramento e de ressarcimento aos produtores que por ventura tiveram prejuízos pela ação do predador. O animal abatido teve o couro retirado pelos agentes a fim de buscar uma boa visualização dos ferimentos causados, evidenciando o ataque e lesões como de fato causadas por felino.
Fotos: Soldado De Aquino