Na manhã desta quinta-feira (10), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram apoio a Fiscais Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula, a fim de averiguar denúncia de caça ilegal e supressão de vegetação nativa na localidade de Mato Queimado, interior do município de São Francisco de Paula.
Durante a fiscalização em uma propriedade rural, fora constatado em um galpão 04 patas de animal nativo, da espécie Veado, bem como em um freezer cerca de 8 Kg de carne de animal nativo. Em vistoria na propriedade foi possível apurar que 7,8 hectares de campo nativo foram convertidos em lavoura, e a água utilizada na irrigação por aspersão é oriunda de recurso hídrico natural. Também se verificou a disposição irregular de resíduos sólidos diversos diretamente ao solo e o corte seletivo de dois exemplares arbóreos nativos, da espécie Canela.
Diante das irregularidades contatadas, e em virtude de o proprietário estar ausente, fora lavrada a ocorrência policial, sendo a carne de animal nativo apreendida e encaminhada a Universidade de Caxias do Sul para laudo de identificação de espécie. Ainda foi expedida notificação ambiental para que o responsável pela propriedade rural realize a remoção e a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos diversos.