14.2 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasPalmeiras Tetra campeão da Copa do Brasil

Palmeiras Tetra campeão da Copa do Brasil

Publicidade

Com vantagem pelo placar do jogo de ida, Palmeiras aplica 3×0 no agregado sendo muito superior ao Grêmio.

Era difícil imaginar como seria o confronto entre Grêmio e Palmeiras nos jogos das finais. Ambos os times possuem um retrospecto positivo quanto ao futebol apresentado nos últimos anos e são duas equipes com tradição na competição. Mas a verdade é que o futebol apresentado pelos times não era a altura das expectativas.


O time de Renato sofre fortes críticas desde 2019, após a icônica semifinal contra o Flamengo expor a queda de rendimento do time que tinha o “melhor futebol do Brasil”, como dizia o treinador. Na temporada de 2020, o Grêmio não chegou a convencer em nenhum momento. Terminou o Brasileirão em sexto lugar, alcançando o recorde de empates (17) e tendo que disputar a pré-Libertadores.

Publicidade


Já o Palmeiras, nem conquistando a América conseguia convencer o país de sua tática. O time de Abel sempre teve seu desempenho elogiado, mas é quase uma unanimidade dizer que o time não era surpreendente. Após a conquista da Libertadores em um jogo horroroso, o Palmeiras teve seu desempenho muito questionado: foram oito partidas até a final da Copa do Brasil e apenas uma vitória. Nesse período, inclusive, fez história sendo o pior participante sul-americano no Mundial, o primeiro a ficar com o 4º lugar e sem marcar nenhum gol no torneio. Sendo assim, duas equipes protagonistas no cenário brasileiro chegavam em baixa para o duelo final.

Publicidade


Mas, diferente da final da Libertadores, o duelo em seus 180 minutos foi emocionante e com muito valor tático, pelo menos pelo lado do Palmeiras. Já em Porto Alegre, o Grêmio deu sinais de deficiências na hora de atacar (pouca criação) e o time cedia muitos espaços quando sem a posse da bola, apesar de apenas ter sofrido o gol por escanteio. Mas, no jogo de volta, o Palmeiras deu uma aula tática (finalmente mostrando um futebol à altura de um campeão da Libertadores), enquanto o time de Renato parece ter piorado em todos os aspectos.


O Palmeiras joga de forma reativa e para muitos isso significa “retranca”. Não necessariamente, visto que no caso específico do Palmeiras ele busca o controle do jogo controlando os movimentos do adversário com uma marcação ofensiva. Nos dois jogos, o time cedeu a posse de bola para o Grêmio (que supostamente deveria jogar melhor assim) e caprichou muito na marcação. O que o time gaúcho mais fez em 180 minutos de final foi passar a bola de um lado para o outro sem saber o que fazer, pois raramente conseguia perfurar a marcação. Um tricolor completamente sem criatividade e extremamente passivo, que praticamente não ameaçou o habilidoso goleiro Weverton (apenas 7 chutes a gol somando ambas as partidas).


Não que o Palmeiras tenha agredido muito (6 chutes a gol), mas tudo é questão de qualidade ofensiva. Palmeiras sempre encontrava um Grêmio muito aberto e desorganizado e contou com falhas por parte de Paulo Victor. Chegava com velocidade absurda, muito poder de infiltração e qualidade no passe. Grêmio chegava apenas em cruzamentos fracos, onde a bola praticamente era recuada para o goleiro do Verdão.
Palmeiras, em duas partidas, conseguiu executar seu plano de jogo de forma efetiva e, caso consiga manter esse nível de futebol, tem um potencial ainda maior para a temporada de 2021. Grêmio, no entanto, conta com um Renato claramente acomodado e com um elenco que precisa de investimentos. O técnico gaúcho precisa reencontrar sua fome por títulos e, ainda mais, o seu bom futebol.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.