Muitos filhos estão enfrentando a ameaça do Covid-19 para presentear as suas mães neste domingo (10). A manhã deste sábado (9) registrou uma intensa movimentação na área central de Canela. Filas se formaram na área externa de alguns estabelecimentos.
A boa notícia é que todos os estabelecimentos visitados pela reportagem do Jornal Digital Canela apresentavam orientação sobre o uso de máscara e também disponibilizavam álcool gel para os clientes. A promessa de boas vendas reanima os lojistas depois de ficarem vários dias com as portas fechadas. Também anima funcionários que veem a possibilidade de manterem seus empregos.
Retomada das vendas
Conversamos com alguns vendedores e eles relataram que a reabertura do comércio foi muito boa. “Quando voltamos, eu e meus colegas vendemos cada um mais de 14 mil num único dia”, destacou uma vendedora. Segundo ela a movimentação foi intensa nos últimos dias e a expectativa é de que neste sábado ocorram muitas vendas.
O ramo da construção civil parece ter sido outro setor que não foi seriamente atingido, pelos menos para os pequenos autônomos. Um dos pedreiros que conversamos, relatou que mesmo neste período de pandemia não ficou sem trabalho. A movimentação nas lojas de materiais de construção indica uma retomada na normalidade.
Os mercados, na sua maioria também não sentiram tanto a diminuição nas vendas. Pois os gêneros alimentícios essenciais e de necessidades básicas não deixaram de ser consumidos.
Dependência do Turismo
Alguns setores como a rede hoteleira e restaurantes, bem como lojas que dependem do turismo foram as mais atingidas. Mesmo com a retomada das atividades, a vinda de turistas para a região ainda é baixa, principalmente em razão do coronavírus ainda ser uma grande ameaça. Estas são atividades onde a normalidade ainda será um pouco mais lenta.
Combustíveis voltam a subir
Durante a pandemia muitas pessoas ficaram em isolamento social e em razão disso deixaram seus veículos nas garagens. Isso aliado a falta de turistas na cidade, gerou baixa movimentação nos postos de combustíveis. A consequência disso, aliado a outros fatores econômicos de nível mundial fez o preço do combustível cair. Em Canela e Gramado o valor do litro chegou a ser comercializado a R$ 4,17. Mas a retomada da normalidade também tem reflexos no preço que já volta a subir.
Demissões
Uma das consequências negativas desta pandemia foram as demissões em vários setores. Assim como ocorreu em outros países, em Canela e Gramado também ocorreram demissões. Muitos trabalhadores autônomos ainda estão em grande dificuldade. A expectativa de todos é pela retomada da normalidade.
Cuidados importantes
Embora o momento nos dê a sensação de que tudo está voltando a normalidade. Não podemos esquecer que o coronavírus está por ai e é uma grande ameaça. Precisamos ter todos os cuidados de higiene necessárias, evitar aglomerações, ficar em casa se possível e sempre utilizar a máscara de forma correta.