LIVRE-SE DO PASSADO!

15
Publicidade

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz, porventura não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.Isaías 43.18-19


Prezado Leitor(a),

Publicidade

O Senhor de todas as coisas proferiu as palavras acima depois de um áspero período de desobediência do povo hebreu, que sofreu severas punições do próprio Deus. Eis que estava se descortinando um novo tempo e, para tanto, Jeová pede aos israelenses que deixem para trás os acontecimentos passados para que estejam prontos ao “novo”, às novas e boas coisas que estavam à espera deles.

Publicidade


A mente humana é dotada, dentre coisas características, de memória. Sabedor desta condição, Deus pede ao seu povo para não se lembrar dos acontecimentos pretéritos, não como ato de “amnésia”, mas sim de mudar o foco – fixar-se no presente e no que estava por acontecer (futuro). A memória, assim como o ouvir e enxergar é involuntário, mas pôr o foco onde queremos é uma decisão consciente de cada um. 

 
Frequentemente, estamos remoendo acontecimentos do nosso passado, seja por um saudosismo ou situações mal resolvidas por nós. Isto faz com que fiquemos “presos”, de forma com que nossos sentimentos e, por consequência, nossas ações geradas não propiciam progresso. Em casos mais extremados, há pessoas que ficam deprimidas e passem a sofrer por síndrome do pânico e outras patologias psíquicas.


Precisamos estar com nossa mente voltada ao PRESENTE e aos nossos projetos, aos sonhos que queremos realizar. A maneira de atrair o novo de Deus é manter nossos pensamentos saudáveis e focados no que queremos! Portanto, perdoe quem lhe magoou, peça perdão ao Senhor Jesus por tudo de errado que você tenha feito anteriormente (a você próprio e aos outros), por suas omissões e falhas. Este é o primeiro e principal passo a libertar-se do passado, que não é seu nem lhe pertence (a menos que você queira). Assim estará pronto para viver um novo tempo, melhor e mais grandioso – é o novo caminho que o Senhor tem para sua vida. Creia nesta palavra!