A 1ª fase da Campanha Nacional contra o Influenza encerrou nesta quarta-feira, dia 15. O público-alvo dessa etapa contemplava apenas idosos e trabalhadores da saúde. Quem pertence a esse grupo e não fez a vacina, ainda pode procurar as unidades básicas de saúde.
A 2ª fase, que inicia nesta quinta-feira, dia 16, terá 500 doses disponíveis no total, e os grupos prioritários já podem procurar os postos pela manhã. Podem realizar a vacina profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade. Outros grupos que foram incluídos nessa etapa são os caminhoneiros, motoristas de transporte e portuários. Esta fase segue até 09 de maio.
Os grupos prioritários são definidos por especialistas assessores do Programa Nacional de Imunizações, que analisam o perfil de adoecimento e óbito pelos agentes que a vacina protege.
Para garantir a vacina, os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo podem apresentar carteira de habilitação, crachá funcional, contrato de serviço ou talonário de transporte de carga. Já as pessoas com doenças crônicas deverão apresentar atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que seja utilizado para tratamento dessas especialidades.
A recomendação é para que pessoas com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e febre, adiem a vacinação. Familiares de acamados devem fazer contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar a aplicação da vacina.
Locais de vacinação
UBS Centro – 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
UBS Floresta – 8h às 11h e das 14h às 16h30
UBS Caic – 8h às 11h e das 14h às 17h
UBS Carniel – 8h às 11h e das 14h às 16h30
ESF Pórtico – 8h às 11h e das 14h às 16h30
ESF Várzea Grande – 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Foto: Carlos Borges