18.4 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioColunasLeandro RibeiroHÁ ALGO DE ERRADO COM A “BLACK FRIDAY”?

HÁ ALGO DE ERRADO COM A “BLACK FRIDAY”?

Publicidade

“Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento”.

Provérbios 23.23

Publicidade

Prezado Leitor,

Publicidade

Neste ano, a famosa “Black Friday” acontece nos Estados Unidos em 26/11, que é precedida do importante feriado de Ação de Graças no dia 27. Ocorre no meio cristão o entendimento às vezes equivocado sobre certos eventos. Mas hoje quero me ater a este inicialmente mencionado.

Numa tradução direta e simples, “Black Friday” significa sexta-feira preta. A menção da palavra “preta” enseja algo de negativo relacionado a trevas pelos incautos, que desconhecem a origem deste feriado. Ele é sempre muito prestigiado pelos norte-americanos e canadenses, e que acabou se estendendo para outros países. Vamos entender então como iniciou o “Black Friday”.

Durante um período de recessão econômica norte-americana, o segmento varejista amargava prejuízos financeiros ao longo do ano, que eram registrados em seus livros contábeis na cor “vermelha”.

Em função disso, surgiu a ideia dos comerciantes da época de praticar grandes descontos em seus produtos na sexta-feira subsequente ao feriado de Ação de Graças. O resultado foi tão positivo, capaz de reverter o ano de prejuízo em lucro, que é registrado lá na cor “preta”. Sendo assim, criou-se a tradição de perpetuar esta prática uma vez ao ano, sempre às sextas-feiras sexta após o referido feriado e cunhou-se o termo “Black Friday” em alusão aos ganhos positivos auferidos com as vendas naquele dia.

Nos últimos anos, o Brasil “importou” esta tradição (uma dentre outras, infelizmente) com a intenção de pegar carona no “boom” das vendas naquele dia, para maximizar seus resultados de receita financeira. Lamentavelmente, aqui nos deparamos muitas vezes com promoções de “Black Friday” enganosas e falaciosas, que levam os desprevenidos ao consumismo e endividamento.

Ainda atento  a explicação acima da origem da “sexta-feira preta”, constata-se que não há nenhuma significação negativa sob o ponto de vista espiritual. Usei este exemplo para explicar a importância de termos discernimento com todas as coisas. Não aquele que provém do nosso raciocínio lógico, mas do Espírito Santo de Deus que habita no interior do homem – eu e você .  É o discernimento desta fonte divina que a Bíblia Sagrada se refere. O Espírito Santo, através da sabedoria ( o discernimento é um atributo da sabedoria), nos capacita a ter o verdadeiro entendimento e compreensão de tudo o que ocorre em nossas vidas. Mas Ele não se manifesta se não tivermos ciência ou dermos importância da Sua existência – cabe a você decidir ter um relacionamento amigável e íntimo com o Espírito Santo – fonte de vida e sabedoria!

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
O traficante ainda tentou subornar os Policiais Militares.SÃO FRANCISCO DE PAULA - Na noite de quinta-feira (18/04), por volta das 22h30, a Brigada Militar Recebeu denúncia de que um veículo estaria transportando drogas, trazendo de Canela para comercializar no...
Evento acontece no Território Criativo Vila Joaquina, das 10h às 19h, com diversas atrações gratuitas!GRAMADO - A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, informa que o Dia da Cultura Gramadense está confirmado para acontecer neste domingo (21),...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.