20.5 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraGramado busca adquirir ações do Cine Embaixador para reativar o cinema

Gramado busca adquirir ações do Cine Embaixador para reativar o cinema

Publicidade

Com seus mais de 55 anos de história, o Cine Embaixador está marcado no coração dos gramadenses e dos vistantes pela realização do maior Festival de Cinema do país, com valor cultural inestimável. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é o que o Cine Embaixador S/A é uma empresa privada, organizada numa sociedade anônima composta por mais de uma centena de acionistas, que administram aquele patrimônio através de um Conselho de Administração por eles eleito.

O Município, apesar de ser o maior acionista, não recebeu nenhuma cadeira neste Conselho, não podendo participar ou mesmo opinar na tomada de decisões. Foi o que ocorreu com o encerramento das exibições de filmes no cinema de Gramado, que partiu deste Conselho, que detém autonomia para administração do Cine Embaixador, sem que o município fosse consultado.

Publicidade

Com o objetivo de mudar este cenário, a secretária da Fazenda, Sônia Molon, informa que o município trabalha para adquirir ações ordinárias do Cine Embaixador, no sentido de crescer sua participação na sociedade e alcançar o controle acionário, para poder gerir aquele patrimônio no interesse público, situação que possibilitará ao Município, em momento futuro – caso isso venha a se confirmar, fazer os investimentos que este importante patrimônio requer, e ainda avaliar eventual retorno a comunidade da exibição de filmes e tantos outros atrativos culturais relevantes que deixaram de ser viabilizados no local porque não atendem o interesse econômico privado.

Publicidade

O processo para compra das ações iniciou em 2015, com a aprovação da lei autorizativa, e foi retomado em 2021, pela atual administração. Foi publicado em abril de 2022 o edital de chamamento público, para manifestação dos acionistas interessados em vender ações. E em agosto, deve ser publicado o edital para efetivar a compra dos interessados em vender.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.