25.9 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoTem início o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Tem início o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Publicidade


As cerimônias de acendimento da Chama Folclórica, nesta quinta-feira, 14 de julho, em Linha Imperial, e de Abertura Oficial, na sexta-feira, 15, na Rua Coberta, marcam o início da programação do 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O espetáculo “Cooperativismo em Movimento” será apresentado logo após o ato de abertura, na sexta-feira. Já no sábado, 16, e no domingo, 17, o evento oferece extensa programação na Rua Coberta e em outros espaços do Município, com destaque para a participação de grupos folclóricos internacionais do México e Paraguai e dos estados de Alagoas, Ceará e Pará.

Desde a 39º edição, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, temas que caracterizam o Festival Internacional de Folclore. Marcando o início da 49ª edição, o acendimento será realizado no dia 14 de julho, às 19h, na Associação Cultural e Esportiva Concórdia, de Linha Imperial, com a participação do grupo Pasión y Arte, do Paraguai.

Na sexta-feira, 15 de julho, além da cerimônia de Abertura Oficial, às 14h30 a Rua Coberta receberá o Festival de Teatro e Música em Língua Alemã. A cerimônia de abertura terá início às 19h30, e contará com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; dos secretários estaduais da Cultura, Beatriz Araújo, e de Turismo, Raphael Ayub; do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; e do presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Rafael Reidel Haas.

Ballet Folklórico Pumas – México – Crédito Divulgação


Logo após a cerimônia de abertura será encenado o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, que contará com a participação de cerca de 300 pessoas. Com roteiro de Edineia Werner, a peça resgata a tradição cooperativista de Nova Petrópolis, numa homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

Além dos grupos internacionais do México e Paraguai e dos grupos estaduais de Alagoas, Ceará e Pará, a programação do sábado, 16, e do domingo, 17, contará com participações de atrações locais de Nova Petrópolis e da cidade de Feliz. As disputas de Jogos Germânicos também fazem parte da programação.

No sábado, às 15h30, acontecerá o Desfile de Integração na Av. 15 de Novembro. Já no domingo, 17, às 10h, o palco da Rua Coberta receberá a primeira Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade.
Na programação paralela do 49º Festival Internacional de Folclore, neste sábado, 16, acontecerá o Welt Bier Fest, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. E no domingo, 17, a partir das 14h, também haverá apresentações de grupos folclóricos no coreto do Parque Aldeia do Imigrante.  

Publicidade
Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará – Crédito Mauro Stoffel


O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Cervejaria Traum. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.


Confira a programação completa do sábado e domingo
16 de julho – Sábado
Rua Coberta
9h – JOGOS GERMÂNICOS – Bolão de Corda – Grupos Locais
10h15min – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas
10h45min – Escola de Educação Especial Sol Nascente – APAE – Nova Petrópolis
11h30min – Ballet Folklórico Pumas – México
12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
13h15min – Pasión y Arte – Paraguai
14h – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Infantil – Nova Petrópolis
14h45min – Essência Estúdio de Dança, Danças Criativas Regina Nienow e ReFit Academia – Nova Petrópolis
15h30min – DESFILE DE INTEGRAÇÃO – Avenida 15 de Novembro
16h30min – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará
17h15min – Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará
18h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Feliz – Feliz
18h45min – Volkstanzgruppe Edestein – Adulto – Nova Petrópolis
20h15min – Ballerin Cia de Dança – Nova Petrópolis (Compromisso de Contrapartida da Lei Federal 14.017/2020 e Lei Aldir Blanc – artigo 2º, Inciso II)
 
19h – WELT BIER FEST – Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil
Ballet Folklórico Pumas – México
Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará


17 de julho – Domingo
Rua Coberta
10h – Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade
11h- Banda Municipal de Nova Petrópolis – Nova Petrópolis
12h – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas
12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
14h – Böhmerlandtanzgruppe – Infantil – Nova Petrópolis
14h45min – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará
15h30min – JOGOS GERMÂNICOS – Pregar o Prego – Grupos Locais
16h15min – Ballet Folklórico Pumas – México
17h – Pasión y Arte – Paraguai
17h45min – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Adulto – Nova Petrópolis
18h30min – Francine Maria Pessoa Romão com a participação especial do Coro Pequenas Cantoras de NP e Coro Juvenil de NP – Ceará e Nova Petrópolis
19h15min – CTG Pousada da Serra – Nova Petrópolis
20h – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará

Parque Aldeia do Imigrante                  
14h – Pasión y Arte – Paraguai
15h – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará
16h – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará


*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Publicidade

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.