A equipe de Vigilância Epidemiológica do município apresentou dados sobre a evolução dos casos de Covid-19 em Gramado. Compilando dados de 19 de maio até 30 de junho, o gráfico demonstra um aumento considerável de casos positivos, indicando um aceleramento da contaminação no município. Nesse sentido, a equipe sinaliza um alerta que, ao sentir sintomas, mesmo que leves, como dor de cabeça, tosse ou dor de garganta, a população deve procurar os serviços de saúde e passar por avaliação profissional.
Ao ser enquadrado como caso suspeito, todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde serão realizados: isolamento do paciente e seus contatos intradomiciliares, prescrição de medicamentos, monitoramento telefônico pelas equipes de saúde e testagem. “É importante que os empregadores monitorem a saúde de seus colaboradores e indiquem afastamento mediante adoecimento a fim de evitar surtos nos espaços de trabalho. A população precisa exercer sobretudo a vigilância comunitária, denunciando pelo canal Fala Cidadão aglomerações, não cumprimento das medidas previstas pelos Decretos Municipal e Estadual e sobretudo, praticar o distanciamento social.
Todos precisam fazer sua parte para que possamos passar pela pandemia com menor custo humano possível”, afirma Andréia Burille, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.