GRAMADO | Em maio deste ano, a jovem gramadense de 16 anos, Gabriela Thoen Krause, entrou para a história ao ser eleita 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, representando a 27ª Região Tradicionalista, que abrange Gramado e outros municípios da região. O concurso é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e, em 2025, reuniu representantes das 30 regiões tradicionalistas do Estado.
A Ciranda Estadual de Prendas é reconhecida pelo seu alto nível de exigência, incentivando o estudo, o conhecimento e a dedicação à cultura gaúcha. Para chegar à etapa estadual, Gabriela precisou conquistar o título na fase regional, um ano antes. Durante sua preparação, a jovem se dedicou intensamente, chegando a estudar cerca de 11 horas por dia para trazer o sonhado título para Gramado.
A paixão de Gabriela pelo tradicionalismo vem de família: seus bisavós foram fundadores do CTG Manotaço e do CTG Rodeio Velho. Desde pequena, ela acompanha a mãe, também ex-prenda estadual, em atividades culturais. Hoje, Gabriela é integrante da Invernada Artística do CTG Manotaço, onde dança há quatro anos.
Desde que foi eleita 1ª Prenda Juvenil do CTG Manotaço, em 2023, Gabriela desenvolveu diversos projetos culturais na entidade, promoveu visitas a escolas do município e representou Gramado em inúmeros eventos pelo Rio Grande do Sul. Além de carregar o título de 1ª Prenda Juvenil do Estado, ela também é Embaixadora do Turismo do RS, honraria concedida pela Secretaria Estadual do Turismo.
Na noite de ontem (15), durante a Sessão Descentralizada da Câmara Municipal de Gramado no CTG Manotaço, Gabriela foi homenageada com uma Moção de Reconhecimento, que exalta sua dedicação e amor à cultura gaúcha.
“Nasci e cresci dentro do CTG. Minha família sempre se dedicou ao movimento tradicionalista e ao cultivo da cultura gaúcha. Este título é fruto de muitos anos de estudo e dedicação à nossa terra e à nossa cidade. Decidi concorrer pelo amor que sinto pelas tradições e por sempre acompanhar minha mãe nas cirandas. Sonhei desde menina, batalhei, estudei, me dediquei e conquistei – não apenas o título, mas todo o aprendizado e evolução que essa jornada me trouxe. Tenho orgulho de ser gaúcha, de pertencer a esta terra e de viver a cada dia a nossa rica e bela cultura”, declarou Gabriela, emocionada.
O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, celebrou a conquista: “É um orgulho para Gramado termos uma representante na corte estadual. A trajetória da Gabriela simboliza a valorização das nossas raízes e da nossa cultura. Sua dedicação e comprometimento são inspiradores para jovens e adultos, e nos enche de orgulho.”
Com essa homenagem, a Câmara Municipal de Gramado reafirma seu papel de valorização da cultura e do talento local, fortalecendo o protagonismo da cidade no cenário estadual e incentivando que mais jovens se engajem na preservação das tradições gaúchas.