A fim de preparar Gramado para um eventual crescimento dos casos de coronavírus, o Gabinete de Crise do Poder Executivo autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a adquirir equipamentos para instalar 20 leitos no Posto de Saúde do Centro (que poderão ser ampliados, de acordo com a demanda). A reunião ocorreu na tarde da segunda-feira, dia 13.
Na reunião foi aprovada a compra de 20 leitos, 10 monitores de sinais vitais, carro maca hospitalar, desfibrilador, entre outros equipamentos e materiais necessários para a manutenção da estrutura.
Esta unidade ambulatorial deverá receber pacientes com síndromes gripais leves e moderadas que necessitam de monitoramento que não é indicado ser realizado em seu domicílio – e sim em ambulatório.
Outro propósito é evitar que estes casos acarretem sobrecarga no Hospital São Miguel. O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, explicou que este investimento é preventivo e necessário para o enfrentamento ao coronavírus.
Triagem
Na mesma reunião foi aprovada a criação de duas unidades de triagem em que serão atendidas pessoas que apresentem sinais e sintomas compatíveis com síndromes gripais. Estas unidades serão instaladas nos postos de saúde do Centro e da Várzea Grande. A intenção é agilizar o atendimento aos eventuais casos suspeitos de Covid-19.