7.9 C
Canela
domingo, 06 julho, 2025
spot_img
InícioEventoFrozi e Sida são os patronos do 11° Sabores de Canela

Frozi e Sida são os patronos do 11° Sabores de Canela

spot_img
spot_img

O biólogo Carlos Frozi e a esposa, Sida Gomes, são os patronos do 11° Sabores de Canela. Com a participação de 20 restaurantes e sete hotéis ou pousadas, o roteiro gastronômico começou em 1° de setembro e vai até 1° de dezembro. O casal foi escolhido por estar alinhado ao conceito do evento de valorizar a agroecologia e a sustentabilidade.

Frozi e Sida, literalmente, vivem a teoria na prática. Em sua propriedade na Linha São João, o casal produz 95% do que consome. “O conceito de sustentabilidade é bastante amplo e complexo. No entanto, o grande mandamento é o compartilhamento. Não estamos sozinhos no mundo. Quando produzo noz pecan, não é apenas para meu consumo. O papagaio come, o esquilo come, a cotia come e o bugio come. Eu fico com a minha parte. Os animais comem e me ajudam a plantar. Não ganho 100% e não perco 100%. Todos contribuem e são beneficiados”, diz Frozi.

O biólogo elogia a proposta do Sabores de valorizar a produção local. Os estabelecimentos gastronômicos e hoteleiros foram desafiados a criar receitas com insumos produzidos na cidade.  Cada participante usou da criatividade para escolher os ingredientes e a variedade impressiona. Ao todo, mais de 50 produtos foram utilizados entre frutas, verduras e outros. Frozi é um guardião de sementes. Ele planta, seleciona e distribui uma variedade de 500 espécies. “Além de sementes cultivadas, temos as espécies nativas. Temos uma infinita variedade de opções. Faço a seleção genética das sementes. Não é nada em laboratório. É como o agricultor fazia antigamente. O produtor devia fazer a seleção, mas abandonou o banco de sementes”, diz.

Os patronos destacam que todos podem contribuir com o meio ambiente, seja fazendo uma composteira doméstica, cultivando uma planta ou minimizando a geração de resíduos. “Eu reaproveito todas as embalagens plásticas. Apesar de não comprar suco, peço para minha irmã guardar as garrafinhas e uso para guardar sementes”, cita Frozi. “Qualquer um pode plantar uma muda num pequeno canteiro em casa ou até quem mora em apartamento. É gratificante ver o crescimento das plantinhas”, completa Sida.

Foto: Cristiano Carniel/Divulgação

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | O Centro Esportivo Gramadense deu mais um passo importante rumo à classificação no Campeonato Gaúcho Série A2. Na tarde deste sábado (5), a equipe foi até o Litoral Norte do Estado e venceu o Real, em partida...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Um grave acidente registrado na tarde deste sábado (05), por volta das 16h30, resultou na morte de duas pessoas nas dependências do Parque Mátria, também conhecido como Parque das Flores. As vítimas estavam em...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade