O avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (6). Na maior parte do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina, o ar polar já impede a formação de nuvens carregadas, mas ainda há possibilidade de chuva fraca e ventania no litoral gaúcho, devido à atuação de um ciclone em alto mar. Na região de Porto Alegre, o sol aparece entre muitas nuvens, com mínima de 13ºC e máxima de apenas 18ºC.
A circulação de ventos associada à recente passagem de uma frente fria ainda vai deixar o céu encoberto na região de Florianópolis, que pode receber chuva moderada a qualquer hora. Na capital catarinense, a mínima é de 15ºC, com máxima de 22ºC.
Já em Curitiba e no norte do Paraná, o tempo fica chuvoso, com risco de temporais no período da manhã. Nas demais áreas paranaenses, chove durante a madrugada e início do dia, mas aos poucos a instabilidade perde força. Na capital do estado, a temperatura máxima não passa dos 18ºC.
Risco de geada
A partir de quinta-feira, as áreas de instabilidade vão perder força sobre o Sul do Brasil. No entanto, a atuação da intensa massa de ar frio derruba ainda mais as temperaturas e provoca geada generalizada nos três estados da Região pelo menos até domingo (10). Os próximos dias prometem ser de temperaturas muito baixas, inclusive nas capitais.
Fonte: Climatempo