CANELA – A tranquilidade da cidade foi brutalmente interrompida nesta semana com o registro de três execuções relacionadas com uma disputa entre facções criminosas. Há ainda o registro do desaparecimento de duas pessoas, moradoras de Canela, que também pode ter relação com o tráfico de drogas. Antes destes fatos, o último homicídio registrado na cidade foi em setembro do ano passado, tendo como vítima Roni Inácio de Oliveira que foi morto a tiros dentro do próprio supermercado, no bairro Ulisses de Abreu.
A semana iniciou com a execução de duas pessoas no bairro São Rafael. O ataque ocorreu por volta de 21h40min, quando foram executados a tiros os jovens José Otávio da Silva Antunes, de 21 anos, que foi morto ainda no local e Lucas de Paula Oliveira, de 17 anos, o qual chegou a ser socorrido mas também foi a óbito. Uma terceira pessoa também foi ferida, mas conseguiu escapar com vida do ataque.
Já o caso mais recente de execução ocorreu na tarde de sexta-feira (26) em um dos pontos mais visitados por turistas na cidade, a Igreja Matriz. Na ocasião, Eduardo Jardim dos Santos, de 26 anos, foi executado enquanto estava sentado em um banco na frente da igreja. O criminoso se aproximou por trás da vítima e efetuou disparos na cabeça de Eduardo que morreu no local. O ataque provocou uma correria entre turistas que visitavam o local naquele momento.
Há ainda o registro do desaparecimento de Henrique Lammel, 31 anos, e Luceni Tatiane Borges, 42, ambos moradores de Canela e que foram vistos pela última vez no dia 16 de julho. Desde então não realizaram nenhum contato com familiares que estão aflitos em busca de notícias. Luceni chegou a relatar para um parente que iria, com Henrique, até São Leopoldo para buscar uma encomenda da internet.
Investigações
Embora a Polícia Civil não esteja prestando informações sobre ocorrências em andamento, devido ao descontentamento da classe com o reajuste salarial e falta de negociação com o governo estadual, os trabalhos seguem normalmente. Extra oficialmente a reportagem apurou que nestas duas execuções ocorridas esta semana, a investigação trabalha com a hipótese de que tenham relação com a disputa de facções rivais relacionadas ao domínio do tráfico de drogas. Já com relação aos dois desaparecidos, uma das linhas de investigação também se volta para envolvimento com drogas.
Esta não foi a primeira vez que Canela registra confronto entre facções rivais disputando o domínio do tráfico na cidade. Embora não se tenha nenhuma confirmação oficial, as autoridades de segurança local estão de prontidão para coibir este tipo de crime na cidade.
Clique aqui para receber notícias no seu WhatsApp