14.8 C
Canela
domingo, abril 28, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasEducação em nível regional é tema de reunião da Amserra


Educação em nível regional é tema de reunião da Amserra

Publicidade

O tema da reunião da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra, nesta sexta-feira, 29, no Hotel Laje de Pedra, de Canela, foi Cidade Educadora e outros ligados a educação.

O presidente da Amserra e Prefeito de Picada Daniel Rückert abriu o encontro que contou com a participação do Prefeito de São Francisco de Paula Marcos Aguzzolli, secretários municipais de educação e ainda representantes da Uergs, Corede e Conselho Municipal de Educação de Canela.

A Secretária de Educação de São Francisco de Paula Ana Paula Bennemann falou a respeito do programa Cidades Educadores, explanando a respeito do assunto e a importância dos municípios da Amserra fazerem parte do mesmo. Além das funções tradicionais das escolas, é salutar que o Município reconheça, promova e exerça papel educador na vida de seus cidadãos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Ana Paula afirma que “participar do Cidades Educadoras traz vantagens, pois oportunizará a construção de um circuito de aprendizagem e troca, fortalecendo a educação, tornando os municípios referência em educação, com padrões internacionais, realmente de qualidade.

O Cidades Educadoras é uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação, com direito a igualdade, educando pela diversidade, com liberdade de expressão, com iniciativas inovadoras como as da cultura popular, encorajando o diálogo entre gerações. Políticas municipais, inspiradas nos princípios de justiça, social, civismo, qualidade de vida, valorizando costumes e origens, com participação cidadã, visando equilíbrio com o ambiente natural, com direitos básicos como alojamento, trabalho, lazer, transporte público, educação para a saúde e participação de toda a comunidade nas boas práticas do desenvolvimento sustentável., incorporando a educação como importante vetor de governança, como eixo estratégico e transversal das administrações municipais.

Mais de 490 cidades, de 36 países fazem parte do progrma. No Brasil, apenas 14 cidades fazem parte do Cidades Educadoras.

Antes de encerrar a reunião da Amserra, foi assinado um documento que apresenta a intenção de assinar o protocolo para integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE, uma Associação de governos locais, que tem como objetivo trabalhar de forma conjunta em projetos e atividades que buscam a melhoria da qualidade de vida. O documento tem como objetivo formar um grande território, unindo os municípios da Amserra, em um único projeto de educação.

O Fórum Permanente de Educação da Região das Hortênsias, de Coordenação da Universidade do Estado do RS e Corede Hortênsias, composto por secretários municipais de educação e conselhos municipais de educação, que tem como principal objetivo garantir, de forma cooperativa e colaborativa. a promoção dos mecanismos que estimulem melhorias individuais e coletivas, visando o equilíbrio do desenvolvimento educacional de cada município e da regional como um todo também foi assunto tratado no encontro, que ocorreu paralelamente ao Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, que teve início no último dia 27 e encerrou nesta sexta-feira com a presença de representantes de administrações municipais de municípios de mais de 20 estados brasileiros, além de prefeitos e deputados.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.