19.1 C
Canela
sexta-feira, 20 fevereiro, 2026
spot_img
InícioSegurançaDiocese de Caxias do Sul se manifesta após prisão de padre em...

Diocese de Caxias do Sul se manifesta após prisão de padre em São Francisco de Paula


SÃO FRANCISCO DE PAULA | A Diocese de Caxias do Sul divulgou nota oficial manifestando-se sobre a prisão de um padre de 56 anos, ocorrida na quarta-feira (18), em São Francisco de Paula. No comunicado, assinado pelo bispo diocesano, a instituição informa que tomou conhecimento da detenção do sacerdote, membro do clero diocesano, e que acompanha o caso junto às autoridades competentes, tanto na esfera civil quanto na eclesiástica, “respeitado o devido processo legal”. A Diocese também reafirma seu compromisso com a proteção de menores e adultos vulneráveis e repudia qualquer forma de abuso.

A prisão foi efetuada pela Polícia Civil após o cumprimento de mandado de prisão condenatória expedido pela Justiça do Estado de Rondônia pelo crime de estupro de vulnerável. A detenção ocorreu logo após o término da missa, quando a maioria dos fiéis já havia deixado o templo, evitando maior exposição da comunidade.

De acordo com as autoridades, o processo tramita sob segredo de Justiça, o que limita a divulgação de detalhes sobre o caso. Após ser detido, o religioso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.

Na nota, a Diocese informa ainda que as medidas canônicas cabíveis estão sendo conduzidas em conjunto com as instâncias eclesiásticas responsáveis pelo processo, ressaltando que espera que todos os fatos sejam esclarecidos para que a verdade prevaleça e se realize a justiça.

O comunicado também pede orações à comunidade neste momento considerado delicado e reforça que a Igreja mantém estruturas internas voltadas à prevenção e enfrentamento de situações de abuso, destacando seu posicionamento firme contra qualquer violação da dignidade humana.

Confira o que diz a nota:

A Diocese de Caxias do Sul informa que tomou conhecimento dos fatos envolvendo a detenção de um sacerdote, membro do clero diocesano. As circunstâncias estão sendo apuradas pelas autoridades competentes na esfera civil e eclesiástica, conforme os procedimentos próprios, respeitado o devido processo legal. As medidas canônicas estão sendo tomadas pela Arquidiocese de Porto Velho – Rondônia, junto ao Tribunal Eclesiástico de Manaus, onde corre o processo canônico. A Diocese espera que todos os fatos sejam esclarecidos, a fim de que a verdade prevaleça e se realize a justiça.

Faz-se saber que a Diocese de Caxias do Sul, em sintonia com o Magistério da Igreja, conta com a Comissão para a Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis, reforçando seu compromisso com o Evangelho, na defesa da vida, dignidade e integridade de todas as pessoas. Declaramos, pois, com veemência, que repudiamos qualquer ato de abuso sexual, em qualquer esfera da sociedade, principalmente no âmbito religioso, e não iremos admitir nenhum tipo de injustiça praticada contra aqueles a quem Deus nos confiou o cuidado.

Pedimos as orações de todos neste momento de dolorosa provação, para que o caminho quaresmal de penitência e purificação que iniciamos nos conduza à verdade e à justiça.

Caxias do Sul, 20 de fevereiro de 2026

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo da Diocese de Caxias do Sul

Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | O vereador Nene Abreu esteve no Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (DMEL), onde foi recebido pelo diretor da pasta,...
CANELA | O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) de Canela firmou uma importante parceria para fortalecer as competições esportivas do município. O...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img