11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasDerrubada de araucária centenária em Gramado gera indignação

Derrubada de araucária centenária em Gramado gera indignação

Publicidade

GRAMADO –  Nesta semana um vídeo que mostra a derrubada de uma araucária centenária em uma construção que está sendo realizada nas proximidades do Corpo de Bombeiros gerou indignação da população gramadense. O vídeo viralizou nas redes sociais com diversos comentários de protestos. 

A Prefeitura de Gramado chegou a divulgar uma nota sobre a autorização para tal procedimento (confira a nota completa no final do texto). Já na manhã desta quinta-feira (28) a Administração Municipal informou que suspendeu a atividade do empreendimento. A medida foi tomada pela Secretaria de Meio Ambiente que vistoriou a obra e encontrou irregularidades.

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado informa que técnicos da pasta realizaram uma vistoria na obra localizada na Rua Borges de Medeiros, Nº 4029, na tarde de ontem(27). Foram constatadas irregularidades relacionadas ao cumprimento das condicionantes ambientais, além daqueles que motivaram o corte da araucária divulgado nas redes sociais. Devido às constatações, a atividade do empreendimento foi suspensa até a comprovação de que as condicionantes da licença estejam sendo cumpridas, além disso, serão adotadas as demais medidas administrativas cabíveis.

Publicidade

Em Nota

Sobre os questionamentos que surgiram após a circulação de um vídeo que mostra o corte de uma araucária na Rua Borges de Medeiros, nº4029, a Administração Municipal esclarece que:

– A aprovação do projeto arquitetônico do empreendimento se deu em 15 de janeiro de 2020. A Licença de Instalação do empreendimento foi emitida em 13 de março de 2020.

– No dia 11/03/2024, a Defesa Civil de Gramado realizou uma vistoria no local onde constatou que a araucária de grande porte não apresentava boa fixação com a raiz no solo, gerando risco no local e as residências vizinhas. Diante disso, foi constatado risco iminente de queda da árvore, o que poderia ocorrer risco de vida à população, sendo autorizada a supressão da mesma.

– A necessária autorização pela Defesa Civil, não eximirá a responsabilidade de quem provocou o dano à araucária sendo que a Secretaria do Meio Ambiente tomará as medidas administrativas cabíveis.

Clique aqui para receber notícias no seu WhatsApp

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.