Uma operação conjunta resultou na apreensão de animais que estavam sendo mantidos irregularmente em cativeiro na cidade de Gramado. A ação foi desencadeada através de uma denúncia. Durante a tarde de sábado (17), Policiais Militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram operação em conjunto com Fiscais Ambientais do município de Gramado, em atendimento de denúncias de pássaros silvestres sendo mantidos em cativeiro de forma irregular.
Durante a operação os policiais realizaram vistoria em duas residências, sendo constatado a manutenção em cativeiros de um Papagaio Verdadeiro, uma Caturrita e três exemplares de Trinca- Ferro. Em outra residência, objeto de denúncia, foi flagrado dois exemplares de tartarugas nativas, da espécie Tigre D’água, bem como um exemplar arbóreo de Araucária Angustifólia e um exemplar de Mamica de Cadela, em pedaços, guardados em depósito, ambos vegetação nativa, sem origem comprovada.
Diante dos fatos, foram tomadas as medidas legais pertinentes de responsabilização a todos os autores dos fatos, sendo os animais apreendidos pelos Fiscais Ambientais, bem como a lenha nativa.