18.4 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasCorsan vai instalar medidores de água inteligentes em Gramado

Corsan vai instalar medidores de água inteligentes em Gramado

Publicidade

A Corsan vai instalar medidores de água inteligentes em grandes consumidores, aparelhos que vão monitorar o sistema de medição a distância e de forma estratégica. Inicialmente, serão instalados 1.150 medidores ultrassônicos, com os respectivos dispositivos de transmissão, nas cidades de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Gramado e Rio Grande. As instalações ocorrerão durante o segundo semestre deste ano. O valor para implantação dos medidores é de R$ 1.765.399,00, com investimento mensal de R$ 41.584,00.

Os medidores de água eletrônicos ultrassônicos disponibilizam interfaces para o gerenciamento de informações tanto local como remotamente, para o cliente e para a equipe técnica. Destacam-se pela precisão, eficiência, vida útil e comunicação por redes de internet das coisas (IoT). Contam com uma inteligência interna capaz de proporcionar, em tempo real, uma série de informações que podem resultar em ações para equipes operacionais. Também podem subsidiar ao cliente alertas de problemas internos, evitando assim possíveis vazamentos, falhas do medidor, situações de desabastecimento, entre outras funcionalidades que podem contribuir para o abastecimento e o consumo inteligente.

Publicidade

Entre as iniciativas tomadas visando proporcionar inovações em pesquisas e desenvolvimento junto a universidades, a Corsan firmou termos de cooperação técnica com empresas incubadas na Universidade de Passo Fundo (UPF). Estão vinculadas a esses termos as startups Optim, que desenvolveu o Dispositivo Inteligente de Telemedição Optim (Dito), e a Splora, responsável pelo sistema de gerenciamento “Água Conectada”, que executam a captura e transferência das informações dos medidores para os sistemas da Corsan e o gerenciamento e processamento dos dados.

Publicidade

O processo de medição inteligente tem quatro pilares: o medidor ultrassônico, o transmissor Dito, o software Água Conectada e sistemas internos da Corsan (SCI, CWH e SMS). O projeto foi concebido com a contribuição pela Diretoria Comercial, de Inovação e Relacionamento e áreas correlatadas da empresa, buscando manter a competitividade da Corsan, num mercado cada vez mais exigente.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Evento acontece no Território Criativo Vila Joaquina, das 10h às 19h, com diversas atrações gratuitas!GRAMADO - A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, informa que o Dia da Cultura Gramadense está confirmado para acontecer neste domingo (21),...
Kerb das Soberanas trará espetáculo “Arte e Magia” para celebrar tradições germânicas. Público também poderá prestigiar música, gastronomia e chopp.IGREJINHA - Falta pouco para o trio de soberanas da 35ª Oktoberfest de Igrejinha ser escolhido. Na noite deste sábado...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.