Neste sábado (9), o Comando Ambiental da Brigada Militar deflagrou através do 2° Pelotão de Policia Ambiental de Canela, operação de fiscalização nas barragens do sistema Salto (Blang, Divisa e Salto). As guarnições realizaram patrulhamento motorizado, embarcado e com aeronave não tripulada na região com foco principal nos lagos das barragens.
Durante sobrevôo no lago da barragem do Blang, foi avistada uma embarcação, na qual os ocupantes armavam redes de pesca. Com uso de embarcação as guarnições flagraram quatro homens revisando as redes. Os infratores, moradores do Vale dos Sinos haviam armado sete redes de pesca no lago da barragem, com um total de aproximadamente 250 metros, entre as redes petrechos proibidos (redes feiticeiras, que aumentam a capacidade predatória), armadas de uma margem a outra do rio já quase seco.
Alguns dos peixes capturados chegavam a medir 55 centímetros e pesar cerca de 4,0 kg.
Ao verificar as redes a guarnição conseguiu realizar a soltura de 9 peixes que ainda estavam vivos. Já no acampamento, havia um saco com cerca de 30 kg de peixes já limpos, das espécies Grumatã, traíra, branca, cascudo, pintado e jundiá. Alguns dos peixes chegavam a medir 55 centímetros e pesar cerca de 4,0 kg.
As barragens do sistema Salto não são áreas de pesca, e por isso, os quatro indivíduos foram autuados pelas guarnições, todos o material de pesca, o barco, motor, reboque e os peixes foram apreendidos pelos policiais. O 1° Tenente Zanini, comandante do Pelotão Ambiental de Canela, coordenou os trabalhos no local, e destacou a importância das ações de fiscalização ambiental na região, especialmente no período de severa escassez de chuvas.