11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaCobrança da taxa de lixo em Gramado é tema da Tribuna do...

Cobrança da taxa de lixo em Gramado é tema da Tribuna do Povo

Publicidade

GRAMADO – Na noite desta segunda-feira, dia 18, durante a 5ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, a cidadã Eliana Fogaça utilizou a Tribuna do Povo para expressar suas preocupações e questionamentos sobre a cobrança de taxa de lixo e de esgoto. Ela destacou que a cobrança da taxa de lixo representa para muitos residentes um ônus significativo. Eliana destacou o valor anual de R$ 419,35 por domicílio, mencionando casos de conhecidos que enfrentam dificuldades financeiras, pagando valores ainda mais elevados, como R$ 578,44, devido à inclusão da taxa de lixo no IPTU.

Ela trouxe à tona a situação de uma propriedade específica, onde reside uma família com renda limitada, enfrentando problemas de saúde. Eliana ressaltou as dificuldades em obter isenção ou redução da taxa devido à propriedade estar registrada no nome dos filhos da falecida mãe, resultando em dificuldades burocráticas.

Publicidade

Além disso, levantou a questão da equidade na cobrança da taxa de lixo, destacando que em sua própria residência, onde vivem oito pessoas, a taxa é a mesma que em domicílios menores. Ela propôs uma revisão do sistema de cobrança, sugerindo uma abordagem mais justa, onde a renda e as dificuldades individuais dos moradores fossem consideradas.

Publicidade

Outro ponto levantado foi o lixo verde, onde Eliana questionou a necessidade de pagar por um serviço que não utiliza, devido à sua prática de compostagem no seu próprio terreno. “Eu acho injusto a minha taxa de recolhimento de lixo porque como é um anexo que o meu pai fez, eu não coloco lixo verde na rua porque eu ocupo todo ele no meu terreno, são estas questões que eu acho que a gente deveria passar a se perguntar e rever com o Poder Executivo se realmente tá justo”, enfatiza Eliana. Ao concluir, ressaltou a necessidade de revisão das políticas vigentes para garantir um sistema justo e acessível a todos os cidadãos.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.