Na quarta-feira (24.5) cerca de 30 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no bairro Canelinha, foram visitar o Parque do Caracol, administrado pelo Consórcio Novo Caracol.
Todos adoraram o passeio, onde puderam, além de aproveitar uma tarde de alegria, com lanche, diversão e emoção.
“Achei muito legal. Eu nunca tinha ido ao Caracol”, disse uma das usuárias do CAPS. A equipe de profissionais acrescenta ainda que este passeio contribuiu para a inserção social dos usuários, estimulando as relações interpessoais e demais aspectos sociais.
A coordenadora do CAPS, Aneline Schmitt agradece ao consórcio Novo Caracol, em especial ao administrador Rafael Silveira e toda a equipe do atrativo, pela liberação dos ingressos e atenção dada aos usuários durante o passeio.
Reabilitação psicossocial
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não tem função assistencialista, mas sim de realizar um tratamento com o foco na reabilitação psicossocial e na reapropriação dos papéis sociais do indivíduo com transtorno mental.
O CAPS de Canela realiza ações que estão de acordo com as novas leis de saúde mental e com as políticas públicas atuais para esta área de saúde. Um exemplo disto são as oficinas terapêuticas da instituição, para reabilitação psicossocial.