5.6 C
Canela
domingo, 24 agosto, 2025
spot_img
InícioPrefeituraCanela encaminha declaração de ‘situação de emergência’ em virtude da seca no...

Canela encaminha declaração de ‘situação de emergência’ em virtude da seca no interior

spot_img
spot_img

A Prefeitura de Canela encaminhou recentemente ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul o Decreto Municipal nº 8.720, que declara situação de anormalidade, caracterizada como “situação de emergência” na área rural decorrente da estiagem e da seca que assolam o município. A baixa precipitação de chuvas já afeta diretamente a produção agrícola na zona rural e isto resulta em graves prejuízos econômicos aos agricultores canelenses.

O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva, alerta que dezenas de famílias estão sofrendo com a escassez de água potável no interior para o próprio consumo devido à estiagem. “Não vamos deixar nenhuma família desassistida! Estamos atendendo algumas propriedades rurais realizando o abastecimento de água através de um caminhão-pipa”, ressalta Luiz Cláudio.

As ações da Prefeitura de Canela para combater a seca estão sendo coordenadas pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e a Emater-RS. Entre os trabalhos já executados pelo Departamento de Agricultura da Prefeitura está a perfuração de fontes artificiais de água para os animais em algumas propriedades rurais. A Secretaria de Obras também está dando continuidade na implantação de uma rede de água na localidade Brugres, que beneficiará 27 propriedades. A Prefeitura aguarda a homologação do processo do Decreto Municipal no Governo do Estado.

BUSCA DE CRÉDITO E RENEGOCIAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva, explica que o Decreto Municipal nº 8.720 busca facilitar as ações de assistência à população afetada pela estiagem contribuindo para a reabilitação e reconstrução deste cenário. “Caso seja homologado pelo Estado este decreto poderá auxiliar os produtores rurais na busca por novas linhas de crédito, seguros e até mesmo para a renegociação de empréstimos bancários. Já o município poderá buscar recursos para realizar mais ações como a perfuração de poços artesianos no interior”, analisa o secretário Luiz Cláudio da Silva.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na noite de sexta-feira (22), por volta das 18h20, os Bombeiros municipais de São Francisco de Paula foram acionados para combater um incêndio de grandes proporções em uma residência localizada na Rua Alberto de...
GRAMADO | Após 11 dias dedicados à celebração da sétima arte, o Festival de Cinema de Gramado encerra sua 53ª edição neste sábado, 23 de agosto. Considerado um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina e o maior...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img