19 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeCampanha de vacinação contra gripe começa em 25 de março

Campanha de vacinação contra gripe começa em 25 de março

Publicidade

Em Canela, o horário de vacinação será de segunda-feira a sexta-feira das  9h às 11h30 e das 13h às 16h30.

CANELA – A campanha de vacinação contra influenza começa em 25 de março e segue até 31 de maio.Os imunizantes foram enviados ao Estado do Rio Grande do Sul, para a Secretaria Estadual da Saúde (SMS), pelo Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, que farão a aplicação nos grupos prioritários.

Publicidade

Devido ao aumento do número de casos e de óbitos registrados no Estado, a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada. O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação.

Publicidade

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em 2024 já foram registrados quatro óbitos no Rio Grande do Sul em decorrência da gripe influenza. No mesmo período em 2023, foi registrado apenas um óbito. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção.

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Grupos prioritários

A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:

  • Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
  • Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores de todos os níveis
  • Povos indígenas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários

Como a influenza e a covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a covid-19.

A SES recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.  

Comprovação

Para receber a dose, indígenas, quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência precisam fazer a autodeclaração. Já as crianças, basta apresentar a caderneta de vacinação. Os demais grupos devem levar qualquer documento que comprove a condição: documento, receita médica, crachá, carteira de trabalho.

Em Canela, o horário de vacinação será de segunda-feira a sexta-feira das  9h às 11h30 e das 13h às 16h30.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. HARRY RÖSSLER HECKMANN
UBS CANELINHA

Endereço: Rua Cônego João Marchesi, 640 – Canelinha

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRANCISCO JAQUES GIL
UBS CENTRAL

Rua Sete de Setembro, 340 – Centro

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. ESMERALDO MENDES PEREIRA
UBS LEODORO DE AZEVEDO

Endereço: Rua Tio Elias, 385 – Leodoro de Azevedo

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. RUY VIANNA ROCHA
UBS SANTA MARTA

Endereço: Rua 1° de Janeiro, 909 – Santa Marta

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE GUILHERME OSCAR BAUER
UBS SÃO LUIZ

Endereço: Rua Pedro Cezar Raymundo, 48 – São Luiz

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.