A partir desta quinta-feira (20/07), a Brigada Militar inicia a Operação SULMaSSP, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com outros Estados da federação. Essa integração tem como objetivo primordial estabelecer procedimentos para o planejamento das operações e execução das ações contra os crimes de maior incidência na região sul do país que podem refletir em todo Brasil.
A ação tem por finalidade proporcionar cooperação técnica e operacional contra crimes, com enfoque no tráfico de drogas e armas, descaminho, ilícitos envolvendo veículos e cargas nas divisas do Estado, inibindo, dessa forma, o crime organizado que atua em todo o território nacional, bem como manter a preservação da ordem pública. O trabalho é desenvolvimento com ações concretas em conjunto, bem como policiamento ostensivo/preventivo, e o compartilhamento de dados de inteligência.
A Brigada Militar realiza a operação em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul. No 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT) as ações acontecem em toda a área de atuação com ênfase na divisa de área, entre o Estado Gaúcho e o Catarinense, em Cambará do Sul/RS e Praia Grande /SC, juntamente com a Polícia Militar de Santa Catarina.