A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) avançou nos trabalhos de manutenção asfáltica em um dos mais importantes corredores logísticos da Serra Gaúcha: a ERS-235, em Gramado. Nesta semana, as operações ocorrem entre os quilômetros 29 e 32 da estrada, conhecida por ligar municípios como Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Canela.
No momento, equipes técnicas da EGR executam serviços de fresagem — retirada do antigo pavimento da pista para a colocação de nova camada — e de recapeamento, além de reparos localizados em alguns pontos específicos. As ações devem continuar sendo realizadas no trecho até a próxima semana e têm por objetivo aprimorar o terreno em uma área que conta com intenso fluxo de veículos em ambos os sentidos da via.
O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, salienta a relevância das intervenções ao destacar o contraste entre o tráfego pesado de caminhões e automóveis de passeio que se deslocam pela região. “Estamos qualificando uma rodovia dotada de um inquestionável potencial turístico e econômico para o nosso estado. Por isso, ao disponibilizarmos uma estrada mais segura, estamos em primeiro lugar preservando a vida dos usuários, além de estarmos impulsionando o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, explica o dirigente.
A EGR ressalta que a ação dos trabalhadores e o deslocamento de maquinários na pista poderão eventualmente causar bloqueios de faixas e, consequentemente, causar lentidão ou retenção sinalizada de veículos em horários de maior movimento. A concessionária reforça aos motoristas o pedido para que dirijam com atenção redobrada, respeito às sinalizações da pista e aos limites de velocidade. O andamento dos trabalhos depende de condições climáticas favoráveis para o decorrer dos próximos dias.