A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, já doou mais de seis mil peças de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade social neste ano. As peças são doadas pela comunidade e passam por um processo cuidadoso de separação, lavagem e organização antes de serem doadas.
Em um espaço montado junto a sede da pasta, na Rua Getúlio Vargas, 484, no bairro Piratini, as roupas são armazenas como se estivessem em uma loja, com separação por gênero e tamanho. Assim, sempre que alguém solicita uma doação pode informar exatamente o tipo de roupa que necessita para que rapidamente o responsável pelo setor faça a separação e o encaminhamento das peças para doação.
Além disso, uma arara cheia de roupas fica junto ao CRAS da Várzea Grande, CRAS Vila Verde e Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com uma placa que diz “Se você realmente estiver precisando, leve de coração”, incentivando e facilitando o acesso da comunidade às roupas que são doadas. Também são realizadas ações descentralizadas nos bairros, em escolas e ginásios esportivos, quando as roupas são levadas até as pessoas em estado de vulnerabilidade.
O período de maior arrecadação de doações é no início do inverno, quando acontece a Campanha do Agasalho, mas é possível contribuir durante o ano todo. “A maior necessidade são roupas masculinas e peças para o frio. Caso o doador não consiga vir até nós, vamos até a pessoa para recolher”, afirma o secretário Ilton Gomes.
Mais informações através do telefone (54) 32860791.