26.3 C
Canela
sábado, março 2, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasAdoções intermediadas pela Prefeitura mudam realidade de animais abandonados

Adoções intermediadas pela Prefeitura mudam realidade de animais abandonados

Publicidade

A história de dois gatos e um cachorro que encontraram lares amorosos e venceram o abandono.

Carinho, alimento à vontade, uma cama quentinha, cuidados com a saúde e uma casa para chamar de sua. Essa é a realidade atual de três animais domésticos que foram adotados recentemente em Nova Petrópolis, após serem recolhidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente por estarem em situação de abandono e maus-tratos. Antes dessa segunda chance, todos haviam enfrentado o frio e a fome, até serem encontrados pelas equipes de fiscalização ambiental.

Para marcar a passagem do Abril Laranja, mês de conscientização contra a crueldade com os animais, os fiscais da Prefeitura têm visitado, nesta semana, algumas famílias que decidiram acolher esses cães e gatos em suas casas. Nessas visitas, o que todos puderam constatar é que o amor pode, realmente, mudar vidas.

Publicidade

“É gratificante e nos dá orgulho ver que esses animais, que sofreram tanto, tiveram esse desfecho. Foram acolhidos por famílias amorosas. Isso nos deixa muito satisfeitos com o trabalho que fazemos diariamente para evitar que novos sejam abandonados”, afirma Cássia Hoffmann, fiscal ambiental do Município.

Publicidade

Confira abaixo algumas das histórias dos animais que foram adotados

Lady: uma companhia especial

Ao chegar no pátio de uma residência no bairro Bavária e olhar pela janela, era possível avistar um cachorro de grande porte e pelagem branca dormindo com tranquilidade no sofá. Ao receber o veterinário Sandro Ferrão e a fiscal ambiental Cássia, a tutora Nani da Rosa imediatamente chama por Lady, a cachorra que havia sido vista. Lady foi adotada em outubro de 2022, e, desde então, se adaptou totalmente à rotina familiar.

A cachorra possui deficiência auditiva e foi recolhida após ser abandonada no interior do município, em Linha Brasil. Segundo contam os técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o animal estava debilitado por ficar perambulando ao relento. Depois de acolhida, recebeu alimentação e tratamento, sendo disponibilizada para adoção.

Nani, a tutora de Lady, relata ter buscado o site da Prefeitura para encontrar um animalzinho para adotar, e, ao ver a foto da cachorra, logo se apaixonou. “Parece que nasceu aqui em casa. Meu filho Lucas de 6 anos é autista e ela tem uma paciência enorme, cuida dele, estão sempre juntos, é um amor muito especial”, conta. A família, inclusive, está de mudança para uma nova casa, que terá um pátio grande e cercado para que Lady possa correr e brincar.

Milagro: retirada de um buraco pela família que a adotou

A gatinha Milagro ganhou uma segunda chance de viver, mesmo com tão pouco tempo de vida. Como seu próprio nome já diz, ela é um milagre, pois foi salva pelas equipes de fiscalização do Município e do Corpo de Bombeiros de Nova Petrópolis, que a retiraram de um bueiro em uma rua do centro da cidade em fevereiro de 2023.

Após a família de Samanta Maia acionar o salvamento e acompanhar todo o processo de resgate, decidiram acolher o pequeno animal em sua casa.

Milagro é um gato bebê, tem cerca de cinco meses de idade, mas já está totalmente adaptada e é o xodó da pequena Estela, filha de Samanta, que a alimenta com leite na mamadeira. A bichinha também interage bastante com o gato Mimi e o cão Stanley, que já moravam com a família antes da adoção. “Ela está no processo de vacinação e assim que possível vamos castrá-la também”, destacou a tutora.

Fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Sandy: do abrigo para uma grande família

Em uma casa na Vila Germânia mora o casal Arthur Ramires Júnior e Ediléia Dalbosco, seus filhos Helena e Arthur, os cães Dick e Amora, o gato Billy. E, agora, também, a pequena Sandy, uma gatinha com cerca de cinco meses de idade que foi resgatada pelas equipes da Prefeitura e que encontrou um novo lar há poucas semanas.

Sandy estava em um dos abrigos parceiros do Poder Público, até que a família viu sua foto no site da Prefeitura. “Queria um gatinho que fosse companheiro, que gostasse de carinho e interagisse com a gente. Quando ela chegou, foi tudo isso. Estamos muito felizes que a Sandy veio para completar a nossa casa”, afirmou Arthur Júnior durante a visita da equipe.

No abrigo, a gatinha dividia espaço com outro gato, seu irmão, chamado de Júnior. O pequeno ainda aguarda adoção e pode ser visto no site da Prefeitura, em que estão também outros animais disponíveis. (Acesse aqui)

Quero adotar um amigo

Os interessados em adotar um cão ou gato em Nova Petrópolis podem fazê-lo durante todo o ano. Atualmente, 52 animais estão recolhidos nos abrigos credenciados junto ao Município.

Para garantir a adoção responsável desses bichinhos, são realizadas entrevistas com os candidatos, afim de que atendam as condições de segurança, saúde e bem-estar indicadas para cada animal. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar comprovante de residência e os documentos pessoais solicitados.   

Para mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (53) 3281-8400, na opção 6.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Homenagem ainda não tem data definida, mas reconhece o trabalho do empresário, hoje à frente do Olivas de Gramado e ex-prefeito de Gramado por quatro mandatos.GRAMADO - Por proposição do deputado estadual Frederico Antunes (PP), foi aprovada a homenagem...
CANELA - Após ficar 11 dias fechado para pintura, inspeções periódicas e limpeza geral, o Skyglass Canela reabriu ao público nesta sexta-feira (1°) e o reinício das atividades foi marcado por grande presença de público. Além de famílias e...
CANELA - As duas primeiras competições desta temporada, organizadas pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL),  ocorrem neste sábado (2), no Parque do Lago. A disputa pela taça será nas modalidades de Vôlei de Areia em duplas (masculino...
GRAMADO - A Rede de Hotéis Laghetto se orgulha em anunciar sua parceria como a Rede de Hotéis Oficial da Convenção de Vendas CVC 2024, marcando um momento histórico para ambas as instituições. Pela primeira vez, a Convenção da...
Mobilização busca reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.CANELA - A Secretaria de Estado da Saúde de Canela promove, amanhã (2.3), das 9h às 11h30, uma ação especial voltada para o Dia D de...
1º Módulo da Capacitação do Programa de Turismo Rural -"Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio" acontece de 18 a 20 de março, no Sindicato Rural.CANELA - O Programa de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.