Nesta semana, a Vigilância Ambiental de Gramado realizou novos bloqueios contra o mosquito da dengue no Centro e no bairro Várzea Grande, onde foram encontrados focos do Aedes aegypti recentemente. Esse trabalho é de extrema importância, mas só é realmente efetivo com o apoio da comunidade.
A principal forma de contribuir é não deixar água parada, manter piscinas limpas e tratadas, tampar as lixeiras de dentro e fora de casa, limpar as calhas, tapar os ralos com telas, descartar corretamente os entulhos e os objetos que podem acumular água.
Segundo o coordenador da área, José Mário, o produto que é usado com os nebulizadores para combater o mosquito adulto acabou. “O Governo do Estado é quem distribui esse produto para nós, e eles não têm mais, a distribuição para os municípios devem ser regularizada apenas em maio. Nós, enquanto Secretaria da Saúde, estamos tentando comprar o produto de forma emergencial para que a comunidade continue protegida, mas é importante que a população nos ajude”, destaca.