Na manhã de quinta-feira, 4, os vereadores Alfredo Schaffer e Felipe Caputo, apresentaram o Projeto dos Bancos Sociais, que é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), ao Presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Lucas Dias, ao Presidente do Lions Canela, Dante Michele e ao Presidente do Rotary de Canela, Israel Ody.
A iniciativa, que é pioneira no País, possui envolvimento direto das indústrias do Estado buscando inserir com mais efetividade o empresariado gaúcho na área da responsabilidade social, além de oferecer natureza jurídica e facilitar a operacionalização do Projeto dos Bancos Sociais. O projeto foi idealizado no Conselho de Cidadania da FIERGS e teve como principal estímulo o êxito do Banco de Alimentos. A Fundação tem como papel fundamental “transformar o desperdício em benefício social”. Além de distribuir produtos perfeitamente utilizáveis para as instituições atendidas, são ofertados cursos de capacitação e treinamento profissional e de técnicas de gestão empresarial.
Os Bancos Sociais atendem as mais diversas instituições do 3º Setor, levando todos os tipos de benefícios necessários para uma melhor qualidade de vida. Somente em Porto Alegre, são beneficiadas 380 instituições mensalmente.
O Projeto dos Bancos Sociais integra hoje 14 Bancos: Banco de Alimentos, Banco de Computadores, Banco de Gestão e Sustentabilidade, Banco de Livros, Banco de Órgãos e Transplantes, Banco de Materiais de Construção, Banco de Medicamentos, Banco de Mobiliários, Banco de Projetos Comunitários, Banco de Refeições Coletivas, Banco de Resíduos, Banco de Tecido Humano, Banco de Vestuários, e Banco de Voluntários.
A ideia dos vereadores é trazer este projeto para Canela, para fomentar diversos nichos e auxiliar grande parte da comunidade canelense.