Nesta terça-feira, 3, o vereador Felipe Caputo visitou a Secretaria de Saúde de Canela, onde foi recebido pelo Secretário da pasta, Leandro Gralha. Na ocasião, acompanhado por representantes do CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o vereador apresentou um projeto para que a secretaria inicie nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a Fisioterapia como tratamento para a comunidade.
O PSF (Programa de Saúde Familiar) se mostra como um meio para trazer nova organização do foco na saúde, buscando melhor atender seus usuários, exigindo das equipes o emprego de debates sobre a necessidade de tornar o atendimento médico-sanitário do país mais humanitário.
A realidade da inclusão do fisioterapeuta no PSF ainda é limitada em algumas regiões. Contudo, a população das regiões beneficiadas demonstra grande satisfação quanto aos serviços prestados por estes profissionais. Experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção deste profissional enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população.
A presença do fisioterapeuta na comunidade se torna relevante na medida em que contribui para a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde obedecendo assim os princípios do atual modelo de saúde.
Além disso, Caputo, que já fez uma Indicação na Câmara de Vereadores sobre este assunto em agosto de 2021, ainda lembra que em outubro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que inclui os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional na Estratégia Saúde da Família, no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). E com programas federais auxiliando este tipo de serviço, facilitaria bastante para o Poder Executivo municipal não onerar os cofres públicos ao oferecer mais este serviço para os canelenses.