12.4 C
Canela
segunda-feira, abril 21, 2025
spot_img
InícioNotíciasUm mega criadouro de mosquitos

Um mega criadouro de mosquitos

CANELA – Nesta semana foi oficialmente confirmada pelo Governo do Rio Grande do Sul a primeira morte do ano ocasionada pela dengue no estado. A vítima foi uma idosa de 71 anos, moradora da cidade de Tenente Portela. O Governo Estadual também vem alertando a população gaúcha para o combate aos criadouros naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Canela a Prefeitura Municipal também vem alertando a comunidade sobre os cuidados necessários.

Já a comunidade canelense manifesta grande preocupação com a situação em que se encontra a estrutura do Mega Domo. A estrutura, que pertence à empresa Histórias Incríveis, foi usada para os espetáculos natalinos, sendo que foi desinflada em outubro do ano passado. Na ocasião, a informação era de que a iniciativa tinha como objetivo realizar a limpeza e manutenção da lona. No entanto, passados quase cinco meses a lona se encontra em situação de abandono e a principal preocupação é de que se tornou um criadouro de mosquitos, devido ao acúmulo de água na lona.

Conforme informação do Governo do Estado, neste ano o Rio Grande do Sul já registra mais de 2.300 casos sendo que no ano passado foram 34 mil casos com 54 óbitos. Já a Secretaria de Saúde de Canela informou que não há casos registrados no município. No entanto, confirma que em janeiro, foram relatados dois casos importados, porém, após investigação, constatou-se que se tratavam de turistas.

Principais sintomas

febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos) 

dor de cabeça 

dor no corpo 

dor nas articulações 

mal-estar geral 

náusea 

vômito 

diarreia 

manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira 

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti, como limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada, são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
Canela, capital nacional dos parques temáticos, reforça posição de destino de experiências encantadoras e encerra a Páscoa em Canela, com público que superou as expectativas, atingindo 98% de ocupação hoteleira.No domingo (20), a cidade se despediu oficialmente da edição...
Autor ainda estava com duas porções de maconha.NOVA PETRÓPOLIS | Na madrugada de domingo (20/04), a Brigada Militar de Nova Petrópolis foi informada sobre que havia um indivíduo portando uma arma de fogo em um posto de combustíveis.A guarnição...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.