3.8 C
Canela
sexta-feira, 04 julho, 2025
spot_img
InícioNotíciasUm mega criadouro de mosquitos

Um mega criadouro de mosquitos

spot_img
spot_img

CANELA – Nesta semana foi oficialmente confirmada pelo Governo do Rio Grande do Sul a primeira morte do ano ocasionada pela dengue no estado. A vítima foi uma idosa de 71 anos, moradora da cidade de Tenente Portela. O Governo Estadual também vem alertando a população gaúcha para o combate aos criadouros naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Canela a Prefeitura Municipal também vem alertando a comunidade sobre os cuidados necessários.

Já a comunidade canelense manifesta grande preocupação com a situação em que se encontra a estrutura do Mega Domo. A estrutura, que pertence à empresa Histórias Incríveis, foi usada para os espetáculos natalinos, sendo que foi desinflada em outubro do ano passado. Na ocasião, a informação era de que a iniciativa tinha como objetivo realizar a limpeza e manutenção da lona. No entanto, passados quase cinco meses a lona se encontra em situação de abandono e a principal preocupação é de que se tornou um criadouro de mosquitos, devido ao acúmulo de água na lona.

Conforme informação do Governo do Estado, neste ano o Rio Grande do Sul já registra mais de 2.300 casos sendo que no ano passado foram 34 mil casos com 54 óbitos. Já a Secretaria de Saúde de Canela informou que não há casos registrados no município. No entanto, confirma que em janeiro, foram relatados dois casos importados, porém, após investigação, constatou-se que se tratavam de turistas.

Principais sintomas

febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos) 

dor de cabeça 

dor no corpo 

dor nas articulações 

mal-estar geral 

náusea 

vômito 

diarreia 

manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira 

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti, como limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada, são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
OPERAÇÃO CONTABILIZA QUATRO PRISÕES, APREENSÃO DE DROGAS, VEÍCULOS, VASTO CONTEÚDO PROBATÓRIO E BLOQUEIO DE CONTAS-CORRENTESCANELA | O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela e reponsável pela operação policial, divulgou novas ações que visam combater o...
CANELA | A Corsan entregou, na terça-feira, 1º, o sistema de abastecimento de água para o Loteamento Edgar Haack, em Canela. A Companhia investiu cerca de R$ 1,5 milhão na implantação da rede, em ramais de distribuição de água...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade