11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoTrajes das soberanas do Folclore Alemão são oficialmente apresentados

Trajes das soberanas do Folclore Alemão são oficialmente apresentados

Publicidade

Os trajes das soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis, período 2022/2023, foram oficialmente apresentados na tarde deste domingo, 5 de junho. A rainha Mariana Caroline Marcon, a 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e a 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger foram ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, onde detalharam os modelos escolhidos e a inspiração cultural de cada conjunto. 

Além do prefeito Jorge Darlei Wolf, a apresentação foi prestigiada pela primeira-dama Elaine Beatrís Wolf; pela secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; pelo diretor do Departamento de Cultura, Gilnei Mücke, e pelo presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas. 

Publicidade

A rainha Mariana Caroline Marcon usa um traje da Boêmia, região europeia representada pelo seu grupo. Bastante colorido, o traje era usado em dias especiais de festa. Adornando sua cabeça, há uma delicada coroa de flores. 

Publicidade

A 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth usa um traje do estado alemão da Turíngia, mesmo local de origem da dança apresentada por ela no Baile de Escolha. Este é um traje festivo do vilarejo de Mielesdorf, na cidade de Scheiz. De cor escura, o conjunto conta com detalhes coloridos, como no lenço. O traje também é composto por uma touca em forma de capuz, com bordados.

Fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

O traje da 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger é do vilarejo de Villanders, na região do Tirol, que faz fronteira com três países: Áustria, Itália e Alemanha. Essa característica multicultural está alinhada à proposta do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, o qual a princesa representa. Os trajes históricos ainda estão presentes em muitas cidades do Tirol, sendo utilizados em festividades tradicionais da atualidade. É o caso do traje usado por Thais. O avental é bordado e rebordado com pedrarias. O laço fica amarrado sempre na frente. Tem como adereço, um lindo chapéu com detalhes em gregas.

“As soberanas estão de parabéns pelas excelentes escolhas feitas em seus trajes. A apresentação de hoje nos brindou com muita beleza e riqueza cultural, reforçando ainda mais a grande expectativa pelo grandioso evento que Nova Petrópolis realizará em julho”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.  

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 14 a 31 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.