O esporte canelense vai sair da UTI?

0
91

Na década de 90 eu morava em Porto Alegre, mas vinha com frequência para Canela visitar familiares e amigos. Sempre fui ligado ao esporte, mais ao futebol/futsal e muitas vezes ia ao Maristão acompanhar aqueles grandes duelos pelo Citadino da 1ª Divisão. Minha mãe e meu padrasto eram ecônomos no bar do SESI e lá também via excelentes jogos envolvendo as empresas da região, tanto no ginásio como no campo. Não tinha como não se empolgar com a qualidade e força do esporte na época e meu desejo era voltar a morar em Canela e poder disputar as competições.

Em 1995, voltei a morar em Canela e cheguei a disputar algumas competições do SESI, Varzeano e Segundona de Futsal, mas quis o destino que o meu lugar deveria ser fora das quadras/campos e acabei ingressando no jornalismo e passei a acompanhar as competições na beira do gramado ou fora da quadra. Na época Canela tinha as melhores estruturas, SESI, Serrano e Celulose eram as referências se tratando de campos e o Maristão era o melhor ginásio da região. Atletas de várias cidades queriam atuar por aqui.

Publicidade

O tempo passou e três décadas depois o esporte canelense se encontra na UTI, respirando por aparelhos. Além de não ter o melhor ginásio da região, não tem sequer um ginásio municipal. Projetos para ter, existem muitos, mas apenas no papel. Campos, tem o do SESI e da Celulose (este em situação precária), porém, não tem mais times dispostos a disputar o Varzeano. Canela regrediu demais neste sentido e não é de hoje. Passou da hora há muito tempo de que o nosso esporte seja visto com mais importância. Uma Secretaria de Esporte era algo que já deveria estar em funcionamento há anos e nem isso temos.

Neste mesmo período, basta dar uma olhadinha no município vizinho e ver o quanto Gramado evoluiu. E ainda vai evoluir, pois segue investindo e vai profissionalizando seu futebol, investindo em premiações boas e principalmente em dar condições aos desportistas para que tenham um local adequado para os jogos. Logo estará sediando grandes competições e eventos esportivos.

E o esporte em Canela, vai sair da UTI? Não vejo sinais de melhora. Vamos continuar torcendo e esperando que algum projeto saia do papel e quem sabe podemos voltar aos anos de ouro do esporte canelense. 

Publicidade