CANELA – Um trabalho conjunto possibilitou que um cavalo fosse salvo da morte certa por maus tratos. Na tarde de sábado (29/06), a Polícia Ambiental foi acionada para realizar atendimento de ocorrência envolvendo um cavalo em situação de maus tratos no bairro São José. Na ocasião, o equino foi localizado deitado ao solo no interior de um terreno. O morador encontrou o animal em péssimas condições de saúde e estado completo de inanição.
O Pelotão Ambiental foi então acionado após populares perceberem que o animal não levantava por si só. O policiamento ambiental apoiado pela Brigada Militar de Canela e Agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Canela encaminharam o animal a uma abrigo. mas antes, os populares trouxeram ração, pasto e água e durante a tarde trataram o animal. Juntamente a isso os policiais o posicionaram de forma que não permanecesse totalmente deitado, o que com o tempo e alimentação possibilitou a sua melhora.
Foi um ótimo trabalho em equipe que culminou com os conveniados da prefeitura de Canela recolhendo o animal com transporte adequado. Apreendido, o cavalo será tratado e posto a adoção. Os responsáveis não foram localizados até o momento, caso contrário teriam respondido a crime ambiental e infração administrativa. Os populares foram participativos e ao solicitarem os órgãos públicos, houve a possibilidade de salvar o cavalo que ainda passará por avaliação médica veterinária para descartar quaisquer outros problemas.