19.6 C
Canela
domingo, janeiro 19, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSaúdeSOCERGS esclarece o que pode causar morte súbita, como a ocorrida com...

SOCERGS esclarece o que pode causar morte súbita, como a ocorrida com o jogador uruguaio Juan Izquierdo

Zagueiro do Nacional sucumbiu a uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca durante partida contra o São Paulo.

Publicidade

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) faz um importante alerta sobre as causas e características da morte súbita cardíaca (MSC) em atletas, após o falecimento do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, do Nacional. O jogador passou mal durante a partida contra o São Paulo, na última quinta-feira (22/08), e foi hospitalizado no Hospital Albert Einstein, onde veio a óbito na noite desta terça-feira (27/08). Segundo boletim médico, a causa da morte foi encefálica, decorrente de uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.

O diretor de Comunicação da SOCERGS, médico cardiologista Dr. Tiago Luiz Luz Leiria, explica que a morte súbita cardíaca (MSC) em atletas é um evento raro, mas trágico, geralmente relacionado a doenças cardíacas subjacentes, muitas vezes não diagnosticadas até o evento fatal.

Publicidade

“As principais causas incluem anomalias coronarianas congênitas, cardiomiopatia hipertrófica e canalopatias como a síndrome do QT longo. Embora a MSC seja mais prevalente em atletas de alta competição, ela também pode ocorrer em amadores e até em indivíduos sem envolvimento esportivo”, explica.

A avaliação pré-participação esportiva, é fundamental para auxiliar na identificação de anomalias cardíacas por meio de eletrocardiogramas (ECGs).

“A recomendação europeia para o screening pré-participação inclui o uso rotineiro de ECG, diferente da abordagem norte-americana, que se concentra mais na avaliação clínica e exame físico. A presença de desfibriladores externos automáticos (DEA) em estádios e a reanimação cardiopulmonar precoce são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência, com estudos demonstrando que o uso de DEA nos primeiros minutos após um colapso pode salvar vidas. Isso reforça a importância de um acesso rápido a esses dispositivos e o treinamento adequado para todos os envolvidos em eventos esportivos”, acrescenta Dr. Tiago Luiz Luz Leiria.

Em casos de suspeita de problemas cardíacos, a SOCERGS orienta que é essencial procurar um médico cardiologista. Para mais informações, acesse o site da entidade: www.socergs.org.br.

Redação: Marcelo Matusiak

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | Na madrugada deste sábado (18/01), a Brigada Militar em patrulhamento no município de Gramado, visualizou e abordou um indivíduo, de 23 anos, natural do Rio de Janeiro, com antecedentes por tráfico de entorpecentes. Com ele foi encontrado...
IGREJINHA | A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 16 de janeiro, e tornou ré por duplo feminicídio a mãe das gêmeas Antônia e Manoela Pereira, mortas em Igrejinha.A denúncia destaca...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.
Publicidade