Se o tempo não permitir o cortejo da Igreja Matriz ao Multipalco, solenidade oficial de abertura será às 18 horas, no Multipalco.
CANELA | A Semana Farroupilha de Canela, organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, terá uma abertura diferente neste ano. Com início nesta sexta-feira (13), estudantes de várias instituições se concentrarão a partir das 13h30, em frente à Catedral de Pedra, para um cortejo até o Multipalco da Praça João Corrêa.
O momento será acompanhado por viaturas das forças de segurança pública e integrantes da banda marcial da Escola Municipal Bertholdo Oppitz. Atrás, uma ala com estudantes pilchados e os demais em seguida. Uma centelha para transladada para acendimento da Chama Crioula no Multipalco, onde ocorrerá a solenidade com hinos.
Após a solenidade de abertura, às 14h30 terá início o Bailinho da Piazada. Às 18h30, o DTG Coração Gaúcho, da Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto, se apresenta para introduzir o show-baile com Os Mirins. Se o tempo não permitir, a abertura oficial acontecerá às 18 horas, no Multipalco, local de toda a programação.
Já no dia 13, pela manhã, a programação se inicia com o memorialista Marcelo Wasem Veeck, que abordará o tema “Imigração Alemã no RS”, às 10h30. Serão disponibilizados 100 assentos para os participantes. A palestra é aberta à comunidade.
EVENTO COM ACESSO A TODOS
Márcio Cavalli, advogado, jornalista e historiador que conduziu os eventos de 2017 a 2019 com enorme sucesso, retorna à coordenação da Semana Farroupilha. Para ele, a celebração do Dia do Gaúcho em Canela deve fortalecer a nossa cultura à comunidade e mostrá-la aos visitantes.
Por isso, afirma, a praça João Corrêa foi o local idealizado para a programação, acessível a todos. Na programação, a parte artística e campeira, com shows, danças e Torneio de Vaca-Parada, unem-se à cultura do cinema e à formação sobre a imigração alemã no RS, que celebra 200 anos em 2024.
O tradicional Desfile Farroupilha será organizado pelo CTG Querência, que também elaborou uma programação no Parque do Saiqui.
TEMÁTICA
Os festejos alusivos ao 20 de Setembro, em nível estadual, têm como tema o payador missioneiro Jayme Caetano Braun. O evento em Canela, porém, abordará dois subtemas: José Mendes, Seresteiro e Mocinho do Cinema Gaúcho: 50 Anos de Saudade e 200 anos da Imigração Alemã ao RS.
A etnia alemã é protagonista na formação do povoado de Canela desde o início do século XX e na formação do gaúcho em nossa região, inserindo costumes, danças como o chote e a polca, atividades econômicas e aspectos do folclore, como os panos de pratos pintados e pendurados nas tampas de inúmeros fogões. Já a lembrança de José Mendes, consagrado no país pela música “Para, Pedro”, não só marcou o cancioneiro como a filmografia do Rio Grande do Sul, retratando a vida do homem do campo em três longas-metragens.
Para celebrar os subtemas, além da palestra com Marcelo Wasem Veeck, serão promovidas no Multipalco duas sessões do filme “Não Aperta, Aparício”, estrelado por José Mendes e com atores do cinema nacional, como José Lewgoy e Grande Otelo.
Um dos destaques no entorno do Multipalco será a decoração do deck da Central de Informações Turísticas, a cargo do Conjunto Folclórico Os Tapejaras, que também será atração na parte de danças e na interação com quem passar pela praça.
“A verdadeira tradição é o resgate feito por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, que trouxeram para a cidade os usos e costumes de antigamente, do homem do campo. A cultura do campo é um marco ancestral que nós herdamos e mantemos em forma de culto nos dias de hoje, que é a tradição. O foco nos estudantes representa a preocupação que se tem em manter isso para o futuro”, diz o coordenador da Semana Farroupilha.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE CANELA 2024
NO MULTIPALCO
Dia 13/09 – sexta-feira
10h30 – Palestra: “200 Anos da Imigração Alemã”, com Marcelo Wasem Veeck
13h30 – Concentração de estudantes e público em geral para caminhada ao Multipalco, com a Chama Crioula
14h – Solenidade de abertura no Multipalco, seguida pelo BAILINHO DA PIAZADA, com Tiago Wagner & Grupo
18h30 – Apresentação do DTG Coração Gaúcho, da Escola João Alfredo Corrêa Pinto
19h – Show-baile com Os Mirins
Dia 14/09 – sábado
14h30 – Intervenções com o público, com Os Tapejaras
19h– Show-baile com Emilio Fogaça & Juliano Bolfe
Dia 15/09 – domingo
14h30 – Intervenções com o público, com Os Tapejaras
15h30 – Show-baile com Jeito Serrano
17h – Show-baile com Walther Morais
20h – Apresentação de danças com Os Tapejaras
Dia 16/09 – segunda-feira
8h30 – Torneio de Vaca-Parada, no entorno do Multipalco
13h30 – Apresentação dos DTGs das escolas de Canela
18h30 – Apresentação do DTG Pequenos Fandangueiros, da EMEI Eva Alzira Bianchi
19h – Show-baile com Grupo Querência
Dia 17/09 – terça-feira
8h30 às 11h30 – Torneio de Vaca-Parada, no entorno do Multipalco
13h30 – Apresentação dos DTGs das escolas de Canela
18h30 – DTG Fogo de Chão, da Escola Santa Terezinha
19h – Show-baile com Os Loco do Caticoco
Dia 18/09 – quarta-feira
8h30 – O Mocinho do Cinema Gaúcho – José Mendes: 50 anos de Saudade. Exibição do filme Não Aperta, Aparício.
13h30 – DTGs das escolas de Educação Infantil e Ensino Médio
18h30 – DTG Novo Horizonte, da Escola Municipal Rodolfo Schlieper/Apae
19h – Show da Churrascaria Gafo & Bombacha
Dia 19/09 – quinta-feira
8h30 – O Mocinho do Cinema Gaúcho – José Mendes: 50 anos de Saudade. Exibição do filme Não Aperta, Aparício.
14h – Bailinho da Apae, com Ker
19h – Show-baile com Grupo Retruco
Dia 20/09 – sexta-feira
16h30 – Show-baile com João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo
19h – Invernadas do CTG Querência
20h – Entrega da premiação do Torneio de Vaca-Parada. Encerramento com apresentação artística de Os Tapejaras.