10.2 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoSemana Farroupilha de Canela reúne chasque, danças, declamações e shows virtuais

Semana Farroupilha de Canela reúne chasque, danças, declamações e shows virtuais

Publicidade


Os festejos farroupilhas promovidos pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, continuam até segunda-feira, 20 de setembro, de forma virtual. As atividades on-line iniciaram na segunda-feira (13) com um Chasque protagonizado pelo historiador e jornalista Márcio Cavalli sobre “Etnias Formadoras do Gaúcho”, seguido de danças e declamação do DTG Amigos Estancieiros.

No linguajar tradicionalista, chasque é uma conversa. Por isso, durante o bate-papo, Cavalli, que também é o curador do evento, abordou as contribuições dos portugueses, espanhóis, italianos, alemães, indígenas e negros para a cultura tradicionalista. “O nosso sotaque vem dos espanhóis, os portugueses têm forte relação com a dança, os italianos nos legaram a gaita, que é o nosso principal instrumento na música”, destaca.

Publicidade

“Os alemães nos trouxeram danças como o xote e a polca. No caso dos índios, foi o chimarrão. Já os negros, participaram das charqueadas, as quais foram muito importantes para a economia do Estado”, explica Cavalli. O DTG apresentou três danças de salão. Entre elas, a tradicional dança do Pezinho.

Publicidade

Em uma semana repleta de atrações virtuais, o público acompanhou lives musicais com Kerolin Acordeonista e seu pai e Sombra Del Ayer. Até o encerramento, estão previstas as apresentações do Grupo Retruco, Amaranto e seu conjunto e Grupo MLG. A programação artística também inclui danças e declamações com o CTG Querência, conjunto folclórico Os Tapejaras e DTG Amigos Estancieiros. O tradicionalista Fabiano Hanel, do Os Tapejaras, apresentou dicas sobre a gastronomia do povo gaúcho e Márcio Cavalli ministrará palestra, na segunda (20), sobre o tema “Retratos do Gaúcho do Além-Fronteira”. Estudantes da rede de ensino de Canela também participam das atividades com perguntas sobre a cultura gaúcha no quadro “Mas me Conta”.

As transmissões das atrações ocorrem diariamente, a partir das 20 horas, pelos canais @canelars no Youtube e Facebook. Com a adoção de medidas de segurança sanitária, os conteúdos digitais da festividade farroupilha foram gravados na Churrascaria Garfo & Bombacha.

O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, Sicredi, Garfo e Bombacha, Corsan e Vitivinícola Jolimont. Realização: 1ª Casa Produções. Promoção: Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (17)

20h: Mas Me Conta: participação de estudantes de Canela com perguntas sobre a cultura gaúcha

Live: apresentação com Amaranto e seu conjunto

Sábado (18)

20h: Mas Me Conta: participação de estudantes de Canela com perguntas sobre a cultura gaúcha

Live: apresentação com o Grupo MLG

Domingo (19)

20h: Mas Me Conta: participação de estudantes de Canela com perguntas sobre a cultura gaúcha

Live: apresentação com o Grupo Retruco

Segunda-feira (20)

20h: Palestra com Márcio Cavalli – Retratos do Gaúcho do Além-Fronteira

Dança e declamações com o conjunto folclórico Os Tapejaras

Danças com o DTG Amigos Estancieiros

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.