18.5 C
Canela
sábado, 06 dezembro, 2025
spot_img
InícioSaúdeSecretário pede que se evite aglomeração na vacinação contra gripe que inicia...

Secretário pede que se evite aglomeração na vacinação contra gripe que inicia segunda-feira


O Secretário de Saúde Vilmar Santos fez um pedido a população idosa para que evitem aglomeração durante a vacinação contra a Influenza (H1N1) que se inicia nesta segunda-feira (23). “Peço para que não vão todos os idosos na primeira hora da manhã. Vamos intercalar e fazer essas idas até o posto de forma organizada, pois não vamos deixar todo mundo entrar dentro da unidade e ficar concentrado”, destacou Vilmar. O secretário reforçou ainda que as unidades tem levantamento das pessoas acamadas e que uma equipe será deslocada até a residência para aplicar as vacinas.

As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. Nas comunidades rurais, será às segundas à tarde, durante o programa Médico no Interior. O público prioritário para vacinação são: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); puérperas até 45 dias após o parto; pessoas portadoras de doenças crônicas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do quadro prisional, profissionais da área da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 sob medidas socioeducativas, além de professores da rede pública e privada.

A campanha será dividida em três etapas. Fase 1 (idosos e trabalhadores da saúde), fase 2 (professores e profissionais das forças de segurança e salvamento) e fase 3 (crianças de 6 meses a menores 6 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos).

A vacina da gripe é composta por três cepas da influenza: A(H1N1), A (H3N2) e B. Essas cepas são escolhidas baseadas em estudos realizados acerca dos vírus circulantes no ambiente em que vivemos. A vacina é trivalente.

O chamamento aos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficácia da vacinação apresentou resultados satisfatórios. Consequentemente, levou à redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos, segundo a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, da Vigilância Epidemiológica Municipal. A meta de vacinação é de 90 % de cada grupo.

A aplicação da vacina deve ser feita o mais breve possível, pois leva de 15 a 20 dias para alcançar a sua eficácia. A Secretaria de Saúde adverte que a vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina.

spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | O 38º Sonho de Natal de Canela chegou com uma nova proposta neste ano, de valorizar o que é local. A partir...
CANELA | O vereador Leandro Gralha (MDB), que havia sido preso pela Polícia Civil na quinta-feira (04), ganhou liberdade nesta sexta-feira (5) após audiência...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img