Seguindo o que foi determinado no Plano Plurianual, a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado passou por diversas melhorias durante 2022. A equipe técnica recebeu reforço com a contratação de novos técnicos para as áreas de análise do meio biótico, meio físico e de efluentes, possibilitando mais eficiência na emissão de licenças ambientais. O setor de Fiscalização Ambiental também recebeu novos servidores, atendendo às demandas fiscalizatórias. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e sustentável de Gramado.
Os setores de Fiscalização e Licenciamento Ambiental passam por intensa modernização e aparelhamento. Neste ano, todos os computadores foram trocados para aumentar a eficiência nas análises técnicas e na emissão de documentos. Já está em andamento o processo de licitação para a compra de uma caminhonete 4×4, com o objetivo de otimizar os serviços em áreas de difícil acesso e facilitar o resgate de animais silvestres. Está sendo providenciada também a aquisição de novos equipamentos de monitoramento ambiental, incluindo drones, GPS e sonômetro.
A reabertura parcial do Parque dos Pinheiros foi outro destaque durante o ano. A pasta realizou pequenas manutenções no local, viabilizando visitas guiadas e a realização de Sábados Ecológicos em que a comunidade pôde usufruir da natureza exuberante do Parque em segurança. A Secretaria do Meio Ambiente ainda coordenou a realização do Estudo de Viabilidade jurídico-econômico para a concessão do Parque dos Pinheiros, que deve se concretizar no próximo ano.
A Usina de Gestão de Resíduos Sólidos é outro espaço que recebe uma atenção especial da Administração Pública. Está em processo de licitação a reestruturação da área, uma obra que possibilitará a volta da triagem de resíduos recicláveis no município, com redução significativa dos custos, melhoria na gestão dos resíduos sólidos, otimização dos serviços prestados, tratamento e destinação final adequada dos resíduos. O projeto ainda vai possibilitar, posteriormente, a implantação de programas ambientais e cooperativas de catadores. A licitação de 400 novos containers de resíduos também fez parte das ações voltadas à gestão de resíduos sólidos, atendendo às demandas da comunidade.
Um triturador de galhos de grande porte e capacidade também foi adquirido e chegará no início do próximo ano. O equipamento vai aumentar a vida útil do espaço de armazenamento do resíduo verde, uma vez que ao triturá-los diminui-se o espaço necessário de armazenamento, bem como, atende-se a demanda dos agricultores que utilizam os galhos triturados nas suas lavouras.