17.6 C
Canela
terça-feira, abril 30, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaSecretaria da Educação promoveu o II Seminário Cultural Municipal: As Raízes Africanas,...

Secretaria da Educação promoveu o II Seminário Cultural Municipal: As Raízes Africanas, Indígenas e Afro-Brasileira

Publicidade

CANELA – O II Seminário Cultural Municipal: As Raízes Africanas, Indígenas e Afro-Brasileira realizado na terça-feira (5.12) no Cidica contou a exposição de trabalhos dos estudantes das Escolas Municipais Rodolfo Schilieper, Ernesto Dornelles, Machado de Assis, Cônego João Marchesi, Barão do Rio Branco, Noeli de Azevedo, Santa Terezinha, Santos Dumont, Bertholdo Oppitz e Balbuíno Boelter .

A atividade também contou com a apresentação cultural ‘’Todos somos um só’’, desenvolvida pelos estudantes da Bertholdo Oppitz. Na sequência o presidente do Conselho Municipal de Educação, Evandro Nunes Mickoleizaki foi o responsável por dar início às discussões, reflexões e construções de novos conhecimentos sobre o tema‘’Raça: qual o sentido dessa construção sócio-histórica?’’. Para concluir o evento Paulo Sérgio Nunes da Silva, mais conhecido como “Mestre Chocolate”, foi encarregado a falar sobre: ‘’A capoeira e suas interfaces culturais e sociais’’.

Publicidade

No encerramento, o professor de capoeira, Itamar Pacheco e integrantes do grupo de Capoeira Liberdade realizaram uma apresentação.
Durante todo o ano a rede municipal de ensino trabalha em sala de aula a cultura Afro-indígena do Brasil e nos meses de outubro e novembro estudantes se empenharam a apresentar todo conhecimento nesse período, em desenhos, trabalhos voltados à história e a cultura geral dos povos originários do país, culminando com o seminário.

Publicidade

A secretária de educação do município, Janete Santos, fala a respeito da importância do ensino e a valorização da história das raízes brasileiras. “Trabalhar a diversidade cultural diminui as diferenças e fomenta o respeito dentro e fora da escola. Muitas vezes esquecemos de onde viemos e agora, o nosso currículo escolar propõe um trabalho bem completo nessa área”, diz.

Palestra Evandro Presidente CME
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA -  Uma colisão frontal envolvendo dois caminhões deixou quatro pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (29). O acidente ocorreu na RS-020, na localidade conhecida como Curva da Pêra, na saída de São Chico para Taquara....
GRAMADO - O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.