11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraSeca afeta Gramado e Prefeitura decreta situação de emergência

Seca afeta Gramado e Prefeitura decreta situação de emergência

Publicidade

O prefeito Nestor Tissot decretou nesta terça-feira (04), por meio do decreto, situação de emergência devido à estiagem, ocasionada pela redução das chuvas, o que provocou danos e prejuízos aos agricultores, comprometendo também as reservas hídricas das famílias do interior, resultando também em significativos prejuízos econômicos, principalmente no setor agrícola. As perdas ultrapassam 50% da produção e prejuízos atingem R$ 4,5 milhões

De acordo com a Emater, Gramado possui histórico de precipitação entre 1.800 e 2.000 milímetros anuais, com boa distribuição entre as estações, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período em questão, novembro e dezembro, em anos de precipitação normal, acumularia entre 300 e 333 milímetros. Nos últimos dois meses do ano, acumulou 167 milímetros, ou seja, a metade do volume esperado.

Publicidade

No estudo entregue à Prefeitura, a Emater aponta que, a falta de chuva afeta principalmente as plantações de milho e feijão, a fruticultura, a produção de hortaliças e a produção de leite e as agroindústrias de origem vegetal. Na sua maioria, as famílias contabilizam perdas entre 30% e 50%. Com base nas informações coletadas pela Emater, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, os prejuízos contabilizados até 29 de dezembro somam R$ 4.251.760,00.

Publicidade

O prefeito lamenta as perdas e já montou uma força-tarefa para garantir o abastecimento das propriedades através de caminhões-pipa. “Atualmente são três caminhões fornecendo água para as famílias, com o decreto pretendemos ampliar ainda mais o fornecimento. Estamos trabalhando meios legais e com curto espaço de tempo para auxiliar os agricultores. É triste demais ver nossos produtores escolhendo quais culturas serão salvas e quais terão a irrigação interrompida”, disse.

Para o secretário interino de Agricultura, Rafael Ronsoni, “o interior está atravessando uma seca rigorosa, que está afetando drasticamente a agricultura familiar e causando grandes prejuízos para os produtores. Importantíssimo o apoio e auxílio de todos neste momento, pois a cada hora a situação se agrava. É a pior seca da história de Gramado”, afirma.

A Prefeitura de Gramado está disponibilizando contatos telefônicos para garantir agilizar o atendimento das famílias rurais, através da Secretaria de Agricultura (54) 3286-7658, do coordenador das Agroindústrias, Eliézer Nascimento de Lima (54) 9 9612-6688, Plantão da Emater (54) 9 9913-4881 e da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Brezolin (54) 9 9968-1287.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.