A Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 29 de março a VIII Conferência Municipal de Saúde, na Sociedade Cruzeiro. O evento visa buscar avaliar a qualidade do serviços de saúde prestados no Município através dos seus participantes, além da situação em que a área se encontra tendo como pressuposto básico o direito fundamental do ser humano à saúde como política do Estado. A conferência municipal é preparatória para a 9ª Conferência Estadual e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Nesta edição o tema central dos debates será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e serão abordados cinco eixos: Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas; Eixo V – Plano Municipal de Saúde.
A Conferência de Saúde é o momento mais importante da consolidação do controle social da política de saúde, que vem sendo discutida no espaço do Conselho Municipal de Saúde. Os principais objetivos do evento são fortalecer, incentivar e divulgar a importância do Conselho Municipal de Saúde como órgão autônomo e deliberativo da saúde municipal.
As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, juntamente com todos os demais municípios do Rio Grande do Sul. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para 17ª Conferência Nacional de Saúde, instância máxima do movimento coletivo de construção do SUS.
Postos de Saúde estarão fechados no dia 29 de março
Todos os Postos de Saúde do Município estarão fechados no dia 29 de março para que os profissionais da saúde possam participar da VIII Conferência Municipal de Saúde e da capacitação do TEAcolhe, evento que visa capacitar os profissionais da Saúde no atendimento às crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo.