11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraRegião na expectativa para receber campus do Instituto Federal

Região na expectativa para receber campus do Instituto Federal

Publicidade

CANELA – O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, acompanhado do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Duarte, e o assessor Jurídico, Márcio Cavalli , estiveram em Brasília na última semana, seguindo o pleito para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município.

Na chegada, houve uma importante reunião na Casa Civil, quando Luciano Melo e equipe, souberam da alteração nos critérios já anteriormente definidos, que seria através de um edital, coordenado pelo MEC, sendo que agora, passou à Casa Civil e Presidência da República, passando a ser considerados outros parâmetros para a definição.

Publicidade

Também apresentaram o Diagnóstico do Município, com dados sociais, econômicos e demográficos, a fim de fundamentar a instalação do campus. Nesse encontro, foram acessadas informações importantes sobre as próximas etapas do processo, que culminará com o anúncio do Governo Federal sobre quais municípios serão contemplados, o que deve ocorrer na próxima semana.

Publicidade

No mesmo dia, a comitiva esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em reunião com técnicos, foram apresentados o Programa Canela Cidade Empreendedora, o CIDICA, e todo o trabalho que tem sido realizado para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador em Canela, que busca fomentar o ecossistema de inovação em Canela por meio do surgimento de uma nova matriz econômica atrelada à tecnologia.

Durante a reunião, a comitiva conheceu os formatos de parceria por meio de cadastros em programas do Governo Federal, como o “Inova Link” e o “Inova Data”, que incluirão Canela no mapa dos centros de inovação no país, conectando os atores do ecossistema da inovação no município, com incubadoras e aceleradoras de negócios em nível nacional. A conversa também abrangeu questões fundamentais para o futuro de Canela, como a criação de um parque tecnológico.

Com os Servidores do MICTI, Cícero Rocha- Edvaldo Dias da Silva e Publio Ribeiro

A agenda em Brasília foi encerrada com reunião no MEC, onde os servidores foram recebidos pelo professor Getúlio Marques Ferreira, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e pelo diretor de projetos Alexandre Vidor. Por fim, Luciano e equipe estiveram dentro do Palácio do Planalto, em reunião na Secretaria de Assuntos Institucionais, a qual também deve atuar no processo de definição dos municípios. “Fomos muito bem recebidos em Brasília, mas ficamos surpresos com a alteração nos critérios de escolha, que agora passam a ser muito mais políticos do que técnicos. Mesmo assim, ressaltamos o empenho de Canela, mostrando os nossos índices, sobretudo quanto à necessidade de qualificar a comunidade local e municípios vizinhos. Toda a região será beneficiada”, evidencia Luciano Melo.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.