A Farmácia Viva é um projeto da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Agricultura que visa garantir o uso racional de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos no processo de atenção à saúde. Pensando em iniciar essa conscientização desde cedo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Zucolotto, no bairro Três Pinheiros, realizou uma parceria com a equipe da Farmácia Viva para que os alunos saibam mais sobre o aproveitamento sustentável da biodiversidade e ainda aprendam a valorizar os conhecimentos tradicionais sobre o uso de plantas medicinais.
Na primeira parte da ação, os alunos visitaram o Horto Municipal para conhecer como as plantas são cultivadas. O segundo passo, foi levar esse conhecimento para o pátio da escola, com a criação de uma horta escolar. A equipe da Farmácia Viva foi até a EMEF e auxiliou as crianças em todo o processo de plantio dos chás e plantas medicinais.
Além disso, eles aprenderam a maneira ideal de preparar o chá e montaram um Relógio do Corpo Humano, atividade baseada na cultura chinesa que apresenta o conceito de que cada planta medicinal existente tem funções benéficas para cada um dos órgãos do corpo humano. Todo esse trabalho foi realizado com o objetivo de promover a saúde e incentivar a diminuição do uso de medicamentos alopáticos como anti-inflamatórios, antitérmicos e antibióticos.