CANELA – Com o objetivo de resgatar e manter viva a história do Município, a Associação para a Preservação da Memória e Cultura de Canela, ou simplesmente “Memorial Canela” está realizando até o próximo dia 7, o Primeiro Encontro da Memória de Canela.
O evento que iniciou na noite de quarta-feira (5), está sendo realizado no CIDICA e conta com diversas atividades como palestras, exposições, paineis, mostras culturais, dentre outras. A abertura oficial contou com a presença de autoridades como a Vereadora Carla Reis que representou o Legislativo Canelense, Paulo Roberto Drechsler – Presidente da Associação, Janete da Silva – Secretária da Educação e Viviane do Valle – Coordenadora Regional de Educação.
É de conhecimento de todos que a vereadora que tem em sua bandeira, defender e valorizar a cultura como um todo em nosso Município e em seu pronunciamento, Carla Reis enalteceu a importância do evento. “Com o empenho da Associação, iremos manter viva a nossa cultura e história. Manter viva a história de tantos canelenses, mantendo viva a nossa história e a nossa identidade. Me emociono quando falo em cultura e da cultura de Canela. Quero que tenhamos força para dar continuidade a este projeto, pois temos um caminho longo a percorrer, mas precisamos ser persistentes, pois conhecendo a história construímos o futuro disse.
Sobre a Associação
A Associação para a Preservação da Memória e Cultura de Canela, ou simplesmente “Memorial Canela”, foi fundada em setembro de 2022 a partir de uma proposta da Secretaria de Turismo e Cultura.
A associação sem fins lucrativos conta com a participação de cidadãos canelenses preocupados com a questão patrimonial, histórica e memorialística do município. Esses membros da comunidade que irão cuidar do patrimônio, da memória e de todas as artes da cidade.
O objetivo principal é preservar a história local, valorizar a identidade, promover a educação, impulsionar o turismo e celebrar a comunidade.
O Memorial Canela tem também o objetivo de agregar mais pessoas da comunidade e despertar nelas a conscientização quanto à preservação da história do Município.
A Associação pretende também ter um local para apresentar a comunidade e visitantes um acervo cultural e o patrimonial do Município.
Confira a programação
Dia 06 de JUNHO de 2024 – quinta-feira
18h 30 min._ Apresentação do grupo Os Tapejaras
18h 50 min. Painel: Canela de todos os tempos
Vitor Hugo Travi, Eno Webber, Norli Jahn, Marcelo Matte da Silva med: Márcio Cavalli
20h 10 min Intervalo
20h 20 min Som do Vento com Adriano Dias e Rodrigo Batista
20h 40 min. Encontro com a História
Constantino Orsolin, José Velinho Pinto e Cléo Port – mediador Marco Aurélio Alves
22h 10 minutos encerramento
07 de JUNHO de 2024 – sexta feira
18 30 min Apresentação SONARTE
18h 50 min Painel Canela hoje
Everson Weber, Caren Urbani e Lucas Dias mediadora: Ana Glenda Wiezer
19h 50 min. Intervalo
20 horas show Melka, Pablo y Rebeca
20h 20 min Painel Canela Amanhã
Eduardo Port, Rafael Zilio e Leonardo Duarte mediador: Renato Prux
21h 20 min show de encerramento Kiko Correa
Atividades Paralelas
Registro de Depoimentos – Thiago Jodas e Noeli Stopassola
Café com História – Dida Bertolucci e Liane Rodolfo