A próxima semana será úmida e haverá chuvas significativas no Rio Grande do Sul. Nesta sexta (24), a presença de uma massa de ar quente e úmido mantém a temperatura elevada, com grande variação de nuvens e possibilidade de pancadas isoladas de chuva, especialmente no Oeste e Noroeste.
No sábado (25), o deslocamento de uma frente fria provoca chuva em todo Estado, com possibilidade de novos temporais. No domingo (26), o ingresso de ar seco afasta a nebulosidade da maioria das regiões, mas ainda podem ocorrer chuvas isoladas na Metade Norte.
Na segunda (27), a presença de uma massa de ar seco mantém o tempo firme e as temperaturas amenas em todo Estado. Na terça (28) e na quarta (29), o ingresso de ar úmido provoca maior variação de nuvens, com períodos de céu encoberto e possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.
Os totais esperados de chuva devem oscilar entre quantidades inferiores a 20 mm e 40 mm na maioria dos municípios. Fronteira Oeste, Planalto, Vales do Taquari e do Rio Pardo, Região Metropolitana, Serra do Nordeste e Litoral Norte apresentam volumes simulados mais elevados, que devem oscilar entre 45 mm e 65 mm.
As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 12/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.